27/06/2024

A 7 de julho, domingo, às 17h15, o Batalha exibe o filme mais aclamado do cineasta: “The Color of Pomegranates”. 

 

A propósito do centenário do nascimento de Sergei Parajanov, cineasta arménio considerado um dos mais importantes do século XX, o Batalha exibe um dos seus mais célebres filmes: “The Color of Pomegranates”, também conhecido como “A Cor da Romã”.

 

 

Esta obra recorda a riqueza da cultura arménia através da história de Sayat-Nova, um trovador do século XVIII, traçando o seu crescimento intelectual, artístico e espiritual. Recorrendo a composições iconográficas, ao invés da narrativa tradicional, o filme acaba por se afastar do realismo dominante do cinema soviético da época. Esta rejeição estilística levou a que as autoridades a impedissem a distribuição do filme, empurrando a sua exibição para projeções clandestinas, onde seria apresentado de forma reestruturada. 

 

Considerado um dos maiores mestres do cinema, Parajanov influenciou diversas gerações de cineastas, sendo citado como referência incontornável por Andrei Tarkovski, Federico Fellini, Bernardo Bertolucci e Jean-Luc Godard — este último que afirmou: “No templo do cinema existem imagens, luz e realidade. Sergei Parajanov era o mestre deste templo.” 

 


Texto: BCC

Fotos: DR

Ver também
Notícias