A 29 de janeiro, às 19h15, o Batalha Centro de Cinema assinala mais uma lua nova com a obra de Ana Meleiro, diretora de arte com um percurso em cinema, televisão e publicidade.
Licenciada em Cinema pela Universidade da Beira Interior, começou como assistente de produção de Edgar Pêra no filme “A Caverna” (2015).
Dividida entre as suas várias funções artísticas e técnicas — entre elas a de produtora executiva, assistente de plateau e aderecista — acabou por cimentar, nos últimos anos, o seu lugar enquanto diretora de arte.
Neste papel, trabalhou com realizadores como Luís Ismael, João Lourenço, Rui Falcão, José Magro, João Niza Ribeiro, Vasco Saltão, Ágata de Pinho, Pedro Cabeleira, Leonor Noivo e Adirley Queirós.
Em 2022 fundou, juntamente com os cineastas José Magro e João Niza Ribeiro, a produtora Pântano, sediada no Porto.
A sessão no Batalha — seguida de conversa entre Ana Meleiro e o crítico de cinema João Araújo — ilustra o percurso da diretora de arte através de uma seleção de filmes: “Nha sunhu” (2021), de José Magro, “Azul” (2022), de Ágata Pinho, “Heitor Sem Nome” (2022), de Vasco Saltão, e “Raticida” (2022), de João Niza Ribeiro.