No sábado, 28 de outubro, às 21h15, o Batalha Centro de Cinema assinala o Dia Mundial da Animação com uma sessão composta pelas curtas-metragens candidatas à 10.ª edição do Prémio Nacional da Animação.
Promovido pela Casa da Animação e incorporado nas comemorações do International Animation Day, o Prémio Nacional da Animação foi criado em 2013 como forma de homenagear e reconhecer a qualidade artística dos autores da animação portuguesa e entidades que usem o cinema de animação como ferramenta para o ensino e a promoção de pensamento e criatividade.
A sessão, apresentada por João Apolinário, diretor do OLHO Animation Film Festival, inclui filmes de Maria Hespanhol; André Ruivo e Ana Ruivo; Vitor Hugo Rocha; Alessandro Novelli; Marta Monteiro; Marta Reis Andrade e Marta Sousa Ribeiro; Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima.
No dia anterior, sexta-feira, 27 de outubro, às 15h15, o cineasta e animador escocês Will Anderson orienta uma masterclass sobre o seu processo de criação, com um formato semelhante ao apresentado no Pictoplasma de 2023, em Berlim — conferência que reuniu alguns dos artistas mais influentes da área da animação, ilustração e desenho de jogos.
Especializado em 2D e 3D, Anderson escreve, realiza e produz obras para cinema, televisão, teatro e online. É autor de premiados filmes como The Making of Longbird (2013) e A Cat Called Doom (2022), correalizado com Ainslie Henderson.
A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia (limitado a dois bilhetes por pessoa) no Batalha Centro de Cinema.
Texto: Batalha Centro de Cinema
Fotos: DR