A 15 de setembro, o Batalha Centro de Cinema apresenta, às 19h15, uma sessão de filmes com curadoria de Gabriel Abrantes, no âmbito do projeto “Contemporânea Film(e)”.
Este é um projeto de curadoria de filmes e vídeos que pretende explorar novas formas de curadoria e exibição, arte e teoria, filme e arte contemporânea. Para o efeito, foram convidados artistas visuais que usam nas suas práticas o filme, o vídeo e o cinema experimental ou cuja produção se situa na fronteira entre arte contemporânea e cinema.
A sessão programada por Gabriel Abrantes foca e explora temas relacionados com classe, nacionalismo, revolução e protesto. Serão apresentados “Mediums”, de James N. Kienitz Wilkins, sobre um grupo de jurados reunidos no seu intervalo; “Le discours d'acceptation glorieux de Nicolas Chauvin”, de Benjamin Crotty, um monólogo de Nicolas Chauvin, soldado, trabalhador, veterano do Primeiro Exército da República Francesa, das Guerras Napoleónicas e pai do chauvinismo que leva o seu nome; “PVC Feces Rig Tour”, de Alan Resnick, em que o cineasta mostra o seu mostra seu equipamento caseiro de fezes; e um segmento do clássico “If I had a Million”, de Ernst Lubitsch.
A sessão contará com a presença do cineasta e a entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia (limitado a dois por pessoa).