23/03/2023

Entre 1 de abril e 17 de maio, o Batalha Centro de Cinema apresenta a primeira retrospetiva em Portugal dedicada à obra da cineasta britânica.  

 

Descrita frequentemente como “o segredo mais bem guardado do cinema britânico”, Joanna Hogg estreou a sua primeira longa-metragem aos 47 anos, depois de duas décadas a trabalhar em realização para televisão.

 

 

Caracterizada por uma avidez observacional, a sua obra reúne um conjunto de narrativas realistas, embora ficcionais, ambientadas num universo que lhe é próximo: a classe média alta e os seus relatos no feminino.

 

Hogg fabrica os seus filmes com a lente apontada às próprias memórias. Tensões familiares e conjugais, dinâmicas de coabitações domésticas, e a empreitada do trabalho artístico são preocupações que atravessam a sua filmografia.

 

Foi com “The Souvenir” (2019), um épico drama autobiográfico sobre o crescimento pessoal e criativo de uma estudante de Cinema, que Hogg viu a sua consagração. A retrospetiva apresentada no Batalha acompanha o percurso da cineasta desde a primeira curta-metragem até ao filme mais recente, “The Eternal Daughter” (2022), apresentado em estreia nacional.

 

 

Ver também
Notícias