Como culminar da retrospetiva dedicada ao legado de David Bowie, o Batalha Centro de Cinema apresenta no dia 10 de janeiro, às 21h15, uma atuação ao vivo de Anna Prior (Metronomy) e João Vieira (X-Wife), criada a partir da música original de Bowie para acompanhar a obra-prima expressionista alemã “The Cabinet of Dr. Caligari”, de Robert Wiene.
Utilizando músicas selecionadas da extensa discografia de Bowie, Prior e Vieira combinam uma performance única encomendada pelo Batalha, criando uma paisagem sonora para este icónico filme mudo.
-cópia.jpg)
No mesmo dia, às 16h00, no Bar do Batalha, o locutor Álvaro Costa e o programador musical Ricardo Salazar conduzem uma sessão de escuta de entrada livre dedicada a Bowie, organizada em parceria com a Fonoteca Municipal do Porto.
Figura incontornável da cultura do século XX, David Bowie atravessou cinco décadas de cinema com a mesma energia performativa que marcou a sua carreira musical, criando personagens tão diversas como extraterrestres, vampiros, poetas ou o icónico “Thin White Duke”.
Influenciado pelo expressionismo alemão e por “2001: A Space Odyssey”, deixou-se moldar pela imagem em movimento e inspirou, por sua vez, realizadores e artistas até hoje.

A retrospetiva do Batalha acompanha, desde outubro, esta relação contínua com o cinema e, ao longo de janeiro, apresenta um conjunto de obras que evidenciam a amplitude desse diálogo: “Velvet Goldmine”, de Todd Haynes, filme inspirado no músico mas rejeitado por Bowie; “The Life Aquatic with Steve Zissou”, de Wes Anderson, onde as canções de Bowie ganham novas leituras pela voz de Seu Jorge; “Basquiat”, de Julian Schnabel, com Bowie no papel de Andy Warhol; “Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”, de D. A. Pennebaker, o registo do concerto que encerrou a persona de Ziggy Stardust; e “2001: A Space Odyssey”, de Stanley Kubrick, obra que inspirou o tema “Space Oddity”.
O programa completo encontra-se disponível no site do Batalha e os bilhetes podem ser adquiridos online ou na bilheteira do cinema.