Entre 21 de março e 9 de julho, o Batalha Centro de Cinema apresenta “A Paixão de Almodóvar”, uma retrospetiva dedicada ao longo percurso do icónico cineasta espanhol.
Reconhecido como um dos realizadores mais premiados e influentes do cinema contemporâneo, Pedro Almodóvar construiu, ao longo de 45 anos de carreira, uma filmografia que combina exuberância visual, narrativas emocionais e personagens memoráveis.
Com um estilo inconfundível, os seus filmes exploram temas como sexualidade, identidade, relações humanas e a força do feminino, muitas vezes temperados com humor irreverente e melodrama. Entre as premiações que recebeu ao longo da sua carreira, destacam-se dois Óscares, cinco Goyas, cinco Baftas, quatro Césares e, mais recentemente, o prémio honorário Donostia do Festival San Sebastián, atribuído na altura em que o realizador completou 75 anos.
A retrospetiva, concebida com o apoio da El Deseo, a produtora dos irmãos Agustín e Pedro Almodóvar, tem início com duas sessões dedicadas à atriz Marisa Paredes, uma das figuras mais emblemáticas do grupo de atores recorrentes de Almodóvar, que morreu em dezembro de 2024.
A retrospetiva tem início com “Todo sobre mi madre” (1999), vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e do Prémio em Cannes para Melhor Realizador. Segue-se, a 23 de março, a exibição de “Tacones lejanos” (1991), que marcou a estreia de Marisa Paredes como protagonista na filmografia do realizador.
Até 9 de julho, percorrendo 45 anos de cinema e 23 longas-metragens, o público poderá (re)descobrir todos os filmes de Almodóvar desde 1980, incluindo obras raramente exibidas como “Laberinto de pasiones” (1982), ao lado de uma seleção das suas curtas-metragens.