17/04/2024

No dia 25 de abril, o Batalha Centro de Cinema abre as portas à celebração dos 50 anos da Revolução apresentando, em permanência nas diferentes salas, um conjunto de filmes documentais de arquivo que mostram a cidade em diferentes momentos e episódios históricos no pós-revolução.

 

As obras retratam momentos como o 1.º Encontro Livre da Canção Popular, que reuniu em palco nomes fundamentais da canção de intervenção como José Mário Branco, Vitorino, José Afonso, Luís Cília, Fausto, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Manuel Freire e José Jorge Letria; o primeiro domingo após a Revolução de 25 de Abril; as visitas ao Porto do Presidente da República General António de Spínola e do primeiro-ministro Vasco Gonçalves; e um registo amador das comemorações um ano após a revolução. Os filmes serão exibidos entre as 11h00 e as 18h00 e a entrada nas salas de cinema é livre.

 

 

No dia anterior, 24 de abril, às 19h15, também Seleção Nacional, ciclo dedicado ao cinema português, assinala a efeméride com “O Cinema Unido Jamais Será Vencido”, uma sessão com filmes criados em coletivo nas cooperativas cinematográficas mais ativas no período revolucionário (Cinequipa, Cinequanon, Grupo Zero, Unidade de Produção N.º 1 do IPC, Célula de Cinema do PCP), que documentam e refletem sobre esse complexo processo, e de um outro coletivo de animação mais recente (Filmógrafo) que revisita a “longa noite do fascismo”. A sessão será seguida de uma conversa com Acácio de Almeida (Grupo Zero) e terá entrada gratuita — mediante levantamento de bilhete no próprio dia (limitado a dois por pessoa).

 

 

Até 28 de abril, decorre o ciclo “Se o Cinema é uma Arma”, um programa que explora o poder transformador do cinema e a forma como este pode atuar como ferramenta de luta nos dias de hoje. Com curadoria de Fradique, Janaína Oliveira, Manuela Matos Monteiro e Rita Morais, este ciclo termina com os filmes “República”, de Grace Passô, e “Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!”, de Carolina Canguçu, Isael Maxakali, Roberto Romero e Sueli Maxacali (a 27 de abril, sábado, às 17h15) e um filme-performance de Maryam Tafakory (a 28 de abril, domingo, às 17h15, no Bar do Batalha), com a presença da artista e cineasta.

Ver também
Notícias