09/09/2022

O Programa de Arte Urbana vai lançar, no início de outubro, uma nova convocatória para intervenções artísticas na Rua da Restauração. Trata-se de um mural coletivo, projeto rotativo de caráter anual, com 70 metros de extensão.


Nesta convocatória, cada artista ou coletivo pode enviar até duas propostas para figurarem em dois ou quatro dos 14 módulos da parede de sustentação dos Jardins do Palácio de Cristal, na Rua da Restauração. 



A convocatória, que é destinada a artistas nacionais e internacionais com residência em território nacional, vai eleger as melhores propostas de intervenção artística, segundo critérios de mérito artístico (singularidade plástica e gráfica da proposta), experiência e portfólio artístico dos candidatos. Serão considerados todos os estilos, formas de expressão e técnicas artísticas, desde que adequadas ao suporte a intervencionar.


Tal como em edições anteriores, mantém-se a regra de utilização de uma paleta comum a todos os artistas, de forma a criar uma homogeneidade visual no mural. Nesta edição, a cor escolhida é o azul, podendo utilizar as várias matizes identificadas no regulamento da convocatória. 


A Ágora atribui 750 euros por intervenção/proposta selecionada (de dois ou quatro módulos), como ajuda de custos à produção. As propostas e correspondente ficha de inscrição devem ser enviadas para arteurbana@agoraporto.pt a partir de 3 de outubro e até 1 de novembro. As propostas selecionadas serão divulgadas a 7 de novembro.



Dinamizado desde 2014 pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto, o Programa de Arte Urbana do Porto pretende contribuir para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado. Mais do que apenas libertar muros e paredes na cidade, este programa estabeleceu uma nova e mais estreita relação entre a comunidade artística, o território e os seus habitantes, tornando esta expressão artística numa experiência do dia a dia, capaz de transformar a paisagem urbana.



Texto: Catarina Madruga

Fotografias: Guilherme Oliveira

Anexos
Clique no ficheiro para fazer o download
Ver também
Notícias