O verão pode estar a acabar, mas a animação ao ar livre na cidade está para ficar. A iniciativa "A Rua é Nossa" está de regresso à Avenida Rodrigues de Freitas, que volta a fechar ao trânsito para receber jogos, atividades desportivas, dança e artes performativas. O programa municipal vai decorrer aos domingos, entre 15 de setembro e 20 de outubro.
Em linha com o que já aconteceu em anos anteriores, a Avenida Rodrigues de Freitas, na freguesia do Bonfim, volta a fechar-se ao trânsito para ser palco do programa municipal "A Rua é Nossa".
Tal como o nome indica, a iniciativa convida as pessoas a saírem de casa e a "invadirem" a rua para se divertirem ao ar livre, aproveitando o bom tempo que ainda se faz sentir no Porto.
O programa de animação, promovido pela empresa municipal Ágora, vai vigorar todos os domingos, tendo início a 15 de setembro e término a 20 de outubro. As atividades que vão decorrer em cada dia já são conhecidas:
Jogos – das 10h00 às 19h00
Desporto – das 10h00 às 12h30
Dança – das 17h00 às 19h00
Animação – das 15h00 às 16h00
Os jogos tradicionais vão ser assegurados pela Associação Social de Silveirinhos, que é, atualmente, uma das maiores representantes deste tipo de entretenimento no Norte do país. Para além dos projetos internacionais nesta área, das mostras, formação de animadores e monitores e da promoção de eventos, a associação já editou várias publicações.
Uma vez que os jogos tradicionais são frequentemente realizados ao ar livre, esta é uma oportunidade para os participantes se conectarem com a natureza e desfrutem do ambiente ao seu redor.
Já as artes performativas, neste caso o ilusionismo, estarão sob a alçada da artista portuguesa Miss Andy, conhecida pela sua performance de magia de proximidade (close-up).
Uma forma de viver a cidade
Com esta ação, o Município pretende incentivar a pedonalização de percursos, permitindo a prática de exercício físico, incentivar o lazer e a fruição, com vista à promoção de uma vivência diferente da cidade e facilitar o acesso a modos suaves de transporte, com benefícios evidentes ao nível da redução de emissões de dióxido de carbono e dos constrangimentos associados ao tráfego rodoviário.
A iniciativa vai implicar alguns condicionamentos de trânsito, que serão assegurados pela Polícia. Todos os domingos, de 15 de setembro a 20 de outubro, das 08h00 as 21h00, não será permitida a circulação e estacionamento de veículos na Avenida Rodrigues de Freitas.
Esta é uma oportunidade para, de forma gratuita, os habitantes e visitantes da cidade vivenciarem uma experiência de lazer segura, confortável e descontraída, sem o "stress" muitas vezes gerado pela circulação rodoviária.
Texto: Porto.