Entre os dias 8 e 26 de abril, artistas e coletivos artísticos sediados no Porto que desenvolvam atividade na área das artes visuais poderão submeter propostas para a compra de obras no âmbito de mais uma edição do projeto municipal Aquisições.
Com um orçamento de 75 mil euros para esta modalidade de compra, o Comité de Seleção deste ano é composto pela arquiteta Desirée Pedro, em representação da Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, que juntamente com Carlos Antunes dirige o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) e a Bienal; por Juan Araujo, artista venezuelano atualmente residente em Portugal; e Maura Marvão, consultora em arte do século XX e arte contemporânea e docente na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
À semelhança do ano anterior, cada proponente poderá sugerir até duas obras para aquisição ao comité de seleção; nesta edição, a compra não estará, todavia, limitada a uma só obra por artista ou coletivo artístico.
Criado em 2018, o Aquisições tem como principais objetivos valorizar e documentar a memória da prática artística da cidade, dinamizando a Coleção Municipal de Arte. Até à data, foram adquiridas quase 200 obras, de diferentes artistas e coletivos.
As obras adquiridas durante o ano de 2023, por recomendação de Mauro Cerqueira, Pedro Álvares Ribeiro e Pedro de Llano, serão agora expostas na Galeria Municipal do Porto, através da exposição “Ensaios de uma Coleção — Novas Aquisições da Coleção Municipal de Arte”, cuja inauguração acontece já nesta quinta-feira, dia 4 de abril, a partir das 18h00.
Sob a gestão da Direção de Arte Contemporânea da Ágora, o programa Aquisições integra a plataforma Pláka e contempla ainda outra modalidade de aquisição de obras a galerias de arte do Porto, para a qual o Comité tem disponível um orçamento total de 125 mil euros.
O guia para submissão de propostas ficará disponível no website da plataforma Pláka no dia 8 de abril.