15/10/2021

De 9 a 12 de dezembro, o Teatro Campo Alegre volta a ser palco de um festival para os mais pequenos, para os mais crescidos, para os adolescentes e para os seniores. O Foco Famílias é, afinal, um evento para todas as idades, com propostas para todas as faixas etárias. Há música, dança, teatro e uma oficina para fazer com a família.


São quatro dias para “participar numa viagem ao mundo das árvores, para descobrir uma mulher singular e para voar entre nuvens de espuma”.


Pelo quinto ano consecutivo, o Teatro Municipal do Porto propõe um foco de programação (ou um minifestival) para toda a família, dos pais aos filhos, dos alunos aos professores, dos netos aos avós.


Durante quatro dias, será apresentado um programa transversal, para consumir na totalidade, com propostas de várias áreas disciplinares – e oriundas de diferentes influências artísticas.



Durante quatro dias, as várias salas do Teatro Campo Alegre – do Auditírio ao Café-Teatro, do Foyer à Sala-Estúdio - voltam a ser transformadas para acolher todas as famílias, neste evento que marca já o calendário da oferta cultural para os mais novos na cidade e na região.

 

Espetáculos apresentados

De 9 a 12 de dezembro, há espetáculos pensados para diferentes idades e que procuram dar resposta a diferentes preocupações da nossa vida (sociais, ambientais, culturais).



As árvores não têm pernas para andar”, um dos trabalhos apresentados, é assinado pela pianista Joana Gama.

Um espetáculo sobre a vida das árvores e a curiosidade que habita em todas elas.


“Já repararam que, desde que são semeadas, as árvores permanecem sempre no mesmo sítio, a partir do qual se alimentam, se defendem e se reproduzem?”, questiona a pianista, em palco.


A pergunta, deixada a todos os espectadores, será complementada com pequenas histórias sobre o mundo maravilhoso das árvores e contará com a ajuda de um instrumento, pequeno em dimensão, grande em ação: um toy piano (um pequeno piano, como se fosse um piano de brincar, mas muito sério nas notas que debita).



O espetáculo será apresentado para escolas a 9 e 10 de dezembro, e para público geral a 11 e 12 de dezembro.

 

Nos mesmos dias (e para os mesmos destinatários), o Foco Famílias apresenta um espetáculo que evoca uma mulher que ficou na história do nosso país: Carolina Beatriz Ângelo.



Médica e feminista, ela a primeira mulher a votar em Portugal, em 1911. A lei determinava que, até então, apenas poderiam votar os cidadãos maiores de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família.


O facto de ser viúva e sustentar a sua filha permitiu-lhe invocar em tribunal o direito de ser considerada "chefe de família". E votar. Abriu assim caminho a uma mudança ímpar na igualdade entre géneros.



O espetáculo de Cláudia Gaiolas, “Antiprincesas – Carolina Beatriz Ângelo”, evoca, assim, a importância da mulher na história da sociedade.


A 9 e 10 de dezembro para escolas, a 11 e 12 de dezembro para público geral.

 

Nos dias 11 e 12 de dezembro, o Foco Famílias é palco da estreia nacional do espetáculo “Le Petit Bain”.



Em palco, surge um homem. Vestido. Mas que toma banho. O que se vê não é bem aquilo que parece. Afinal, o bailarino – que está no banho – está a esculpir nuvens (de espuma). Mas é a nuvem (de espuma) que está a embalar o bailarino nos braços. O que será que irá acontecer, afinal?


Pensado especialmente para famílias (para crianças pequenas e adultos que os acompanham), este espetáculo baseia-se numa coisa tão comum a todas as faixas etárias: um banho de espuma.



Um bailarino trabalha com essa matéria fascinante, esculpindo a espuma de modo a criar massas frágeis, paisagens e uma galeria de personagens efémeras.


Le Petit Bain”, do coreógrafo francês Johanny Bert, será apresentado a 11 e 12 de dezembro, para publico geral.

 

Oficina em família

Destaque ainda para uma oficina para fazer em família. “Palco Para Toda a Obra” é uma proposta que convida todas as famílias a uma incursão nos bastidores e no palco, na montagem e no ensaio, na obra e no artista.


Ángela Diaz Quintela, coreógrafa e bailarina, propõe a crianças dos 8 aos 12 anos uma descoberta das diferentes fases de construção de um espetáculo e de novas perspetivas de olhar o trabalho artístico.


A participação é livre, mas requer apresentação de um bilhete para um dos espetáculos do Foco Famílias.


A programação desta quinta edição do Foco, que decorre de 9 a 12 de dezembro, está disponível em http://teatromunicipaldoporto.pt.

Ver também
Notícias