A primeira edição de 2026 já está a circular e apresenta, na capa, Gisela João, a fadista, natural de Barcelos, que sobe ao palco do Coliseu do Porto, a 23 de janeiro, para apresentar “Inquieta”, o novo álbum.
Nesta primeira edição do ano, a Agenda Porto dá a conhecer o coletivo responsável pelo número 99 da Rua do Amparo, um espaço que funciona como laboratório artístico e que celebrou recentemente dois anos de atividade.
Este número foi ainda escutar o organista André Bandeira e o maestro Nuno Miguel de Almeida, diretores artísticos do ciclo “25 Anos do Grande Órgão Kühn de Cedofeita”, que se despede este mês com um concerto especial no dia 10 de janeiro.
Esta primeira edição do ano assinala também a estreia de novas rubricas. “Porto de Alta Competição” apresenta atletas apoiados pelo Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e de Elevado Potencial Desportivo da Câmara do Porto. A primeira convidada é Sofia Douteiro, atleta de boxe e campeã nacional de -54 kg em 2025.
Outra novidade são as “Crónicas da Zona Oriental do Porto”, um projeto associado ao Matadouro — Centro Cultural do Porto, que começa a mapear e documentar o território antes mesmo da abertura do seu espaço físico. A crónica inaugural centra-se na Adega Típica “A Viela”, um espaço emblemático da zona.
Entre outros destaques, este número inclui uma entrevista ao músico O Mau Olhado, que atua em formato trio na festa de aniversário da Agenda Porto, a 10 de janeiro, e um olhar sobre a 6.ª edição do WATTS, o ciclo sonoro da CRL – Central Elétrica.
A Agenda Porto reúne, ainda, perto de duas centenas de propostas culturais e de lazer, convidando a viver a cidade do Porto ao longo do mês de janeiro.
Texto: Gina Macedo
Fotos: Rui Meireles