18/06/2021

A partir desta sexta-feira, 18 de junho, volta a ser permitida a presença de público nos treinos e competições amadoras, incluindo nos escalões de formação. De acordo com o estabelecido pela Direção-Geral da Saúde, os equipamentos desportivos deverão ter um limite de 33 por cento da sua lotação, lugares marcados e distanciamento físico.


A Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2021 de 9 de junho, veio permitir, nos municípios enquadrados na Fase 1, em que se inclui o Porto, a prática de todas as atividades de treino e competitivas amadoras, incluindo escalões de formação, com a presença de público, no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e desde que com lugares marcados, distanciamento físico e limite de 33% da lotação do recinto desportivo.


Em 15 de junho de 2021, conforme previsto no artigo 6.º n.º 3 da referida resolução, a DGS atualizou a Norma n.º 019/2020, que estabelece a realização de rastreios laboratoriais em eventos de natureza desportiva com mais de 1.000 (ambiente aberto) ou 500 (ambiente fechado) participantes/espetadores, ficando assim definidos todos os termos para realização de atividades de treino e competitivas amadoras com a presença de público.


As instalações e equipamentos desportivos sob a gestão da Ágora – Cultura e Desporto do Porto foram preparados para permitir a aplicação das referidas normas, bem como das regras vigentes das Orientações n.º 30/2020 (Atividade Física e Desporto) e n.º 36/2020 (Desporto e Competições Desportivas), que caberá às entidades organizadoras dos treinos/competições cumprir e monitorizar.


A Ágora – Cultura e Desporto do Porto saúda o regresso de público às atividades de treino e competitivas amadoras, ciente da responsabilidade acrescida que tal representa, instando, desde já, todos os intervenientes para que cumpram e façam cumprir com rigor as referidas normas legais e as regras gerais de higiene e saúde pública, o que acompanhará atentamente.


Em conformidade, comunica-se a abertura ao público dos equipamentos desportivos sob gestão da Ágora – Cultura e Desporto do Porto nas atividades de treino e competitivas amadoras, incluindo escalões de formação, a partir do dia 18 de junho de 2021.

Ver também
Notícias