30/01/2021

Até 15 de março, podem concorrer à primeira fase deste programa – com o valor de um milhão de euros – clubes desportivos, associações promotoras do desporto e outras entidades cujo objeto compreenda o desporto de base em Portugal.


Estão abertas as candidaturas à primeira fase do Programa Nacional de Desporto para Todos, iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, através do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).


Trata-se de mais um instrumento que vem complementar as diversas respostas municipais de apoio direto a clubes e associações desportivas da cidade ao longo desta crise pandémica e que, em breve, serão reforçadas com a abertura de uma nova Linha de Apoio de Emergência às Associações do Porto e com a abertura da terceira edição do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense, com um montante de 800 mil euros.


Destinado a financiar clubes e associações desportivas em Portugal, o Programa Nacional de Apoio ao Desporto tem como objetivo sustentar a prática desportiva regular que promova a saúde e os estilos de vida saudáveis junto de todos os segmentos da população.


Atendendo à pandemia que o país atravessa, serão também consideradas elegíveis nesta edição as despesas que suportem a realização de atividades em segurança no quadro da COVID-19.


O Programa Nacional Desporto para Todos privilegia os programas desportivos que promovem a inclusão social (minorias étnicas, população em situação desfavorecida, pessoas privadas de liberdade, crianças e jovens, população sénior, entre outras), a integração da pessoa com deficiência, a promoção da igualdade de género, a sustentabilidade ambiental e a mobilidade ativa, a inovação tecnológica e ainda a proteção dos direitos humanos.


Desde o seu lançamento, o programa já apoiou mais de 1.300 projetos, tendo o investimento total superado os 18 milhões de euros.


Durante os próximos meses serão abertas as candidaturas a federações desportivas que desenvolvam projetos de prática desportiva com pessoas com deficiência e também a instituições de ensino superior para o desenvolvimento de investigação, de acordo com critérios que oportunamente serão divulgados.


Para consultar mais informação sobre o programa e a forma de candidatura podem visitar a sua página oficial.


As candidaturas podem ser efetuadas aqui.

Anexos
Clique no ficheiro para fazer o download
Ver também
Notícias