06/03/2023

Esta é uma iniciativa que resulta da parceria entre o Teatro Municipal do Porto (TMP) e o Centro Cultural de Belém, com uma fórmula simples: no mesmo fim de semana, artistas da capital que nunca se apresentaram no Porto ganham palco (e vida) na cidade… e vice-versa. O bilhete deste primeiro “Pendular” tem hora de chegada prevista para o próximo fim de semana.


De um lado, artistas do Porto que nunca se apresentaram na capital; do outro, artistas de Lisboa que nunca rumaram a norte para apresentarem os seus trabalhos. No meio, e a uni-los, dois espaços de programação que fazem desta lacuna uma alavanca, construindo um circuito direto de apresentação entre as duas cidades.


A partir desta semana, e para alguns dos jovens artistas das duas cidades, as distâncias tornam-se mais curtas numa verdadeira viagem “Pendular”, um projeto que aproxima ainda mais as propostas artísticas das duas cidades dos públicos que as frequentam.



No Porto, os jovens artistas Mário Coelho e Beatriz Dias fazem a sua estreia na cidade com dois espetáculos no Teatro Campo Alegre.


A coreógrafa e bailarina apresenta “NEON 80”, um espetáculo inspirado nos conceitos do cyberpunk, cyborgbody e jogos de vídeo.



A partir de um corpo que é mais que matéria, Beatriz Dias transporta o espectador para um ensaio-performance sobre o lugar da liberdade, para a metamorfose de um corpo binário que passa a ocupar um lugar híbrido.


No fundo, não sabemos onde estamos, mas sabemos que estamos num espaço onde nunca estivemos.


Já o encenador e ator Mário Coelho apresenta “I’m Still Excited!”, uma peça com um desfecho comum a muitos dos espectadores: o que acontece quando a relação tem um fim.



Uma história ao estilo “boy meets girl” e “girl meets boy”, passada numa festa de aniversário, onde o apagar das velas revela algo que não se esperava.


Os dois espetáculos serão apresentados entre os dias 9 e 11 de março, em vários espaços do Teatro Campo Alegre, e os bilhetes estão à venda no TMP e na Bilheteira Online.



Todas as informações sobre a primeira etapa do “Pendular” podem ser encontradas aqui.


Em Lisboa, o Centro Cultural de Belém apresenta, nas mesmas datas, os espetáculos de Susana Chiocca (“Bitcho”) e de Luísa Saraiva & Senem Gökçe Oğultekin (“Hark!”), duas coproduções do Teatro Municipal do Porto


Texto: José Reis

Fotos: DR

Ver também
Notícias