14/03/2023

A tão esperada reabertura da Piscina Eng. Armando Pimentel aconteceu com um dia aberto para os utentes de todas as idades. Contou ainda com batismos de mergulho  a cargo do Regimento de Sapadores, e com a presença de Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto.

 

Não é o ano zero, mas um (re)começo. “Vem-nos à memória uma frase batida…”, a propósito do dia vivido nesta terça-feira na reabertura de um espaço de memória e de vivências. 

 

António Vieira e a esposa, Maria da Conceição Vieira, ambos enfermeiros reformados, entraram nas instalações de braço dado e saíram satisfeitos. António diz que vai finalmente regressar “ao sítio onde aprendeu a nadar quando se reformou”. A reabertura tem, pois, um significado “especial”. “Andava sempre de olho, à espera que abrissem. Como moro aqui pertinho estava mesmo ansioso para regressar”. 

 

Já a terminar a aula de ginástica sénior, Matilde Costa, que pratica exercício desde 2016, diz-nos, do alto dos seus 84 anos, que frequentava a piscina duas vezes por semana. Quando encerrou “senti muita falta”, confessa-nos em surdina. “E o que significa para si esta nova vida da piscina Eng.º Armando Pimentel?”, perguntamos. “Fez-me muita falta a rotina do exercício e da ginástica na água”, reconheceu. “Agora … agora é uma maravilha, vou frequentar as minhas aulas de ginástica e retomar as aulas de natação, encontrar as minhas amigas e os meus professores…”.  

 

A opinião é também partilhada por Joana Fritz. Antes de ir buscar os filhos à escola, decidiu passar pela Armando Pimentel antes que as inscrições para os seus três filhos se esgotassem. “Antes nunca tinha vagas e estava sempre esgotado, então decidi vir hoje na reabertura, garantir lugar para os miúdos nas aulas de natação”. 

 

Uma reabilitação que fará a diferença localmente

 

A Piscina Municipal Eng. Armando Pimentel reabre portas após obras estruturais e de melhoria de eficiência energética, térmica e ambiental, num investimento global de dois milhões de euros e empreitada a cargo da GO Porto – empresa municipal de Gestão e Obras do Porto.

 

“Este foi um grande investimento municipal” ao serviço de centenas de utentes. “Tínhamos uma frequência diária de 300 utilizadores por dia, acreditamos com estas condições melhoradas, com esta beneficiação e aumento da oferta desportiva, vamos ter seguramente um aumento de utilizadores”, sublinha a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

 

As obras de beneficiação desta Piscina foram estruturais, tanto no seu exterior como interior, permitindo colmatar um conjunto de deficiências no edifício e que se agravaram ao longo dos últimos anos. Esta infraestrutura, gerida pela empresa municipal Ágora, está renovada, mais segura e com mais conforto para os utentes. Esta intervenção de fundo permitiu ainda melhores condições do uso de energia, climatização e ventilação, melhorando a qualidade do ar no interior e o aumento da eficiência energética e térmica do edifício, respondendo assim às premissas do Pacto do Porto para o Clima.  

 

Razões de sobra para Catarina Araújo acreditar que este é um investimento municipal que “fará a diferença localmente”. Será também o retomar, nesta piscina, de muitos dos programas municipais, como “No Porto a Vida é Longa” que incentiva a prática desportiva regular para maiores de 60 anos, o “Vamos Nadar” para crianças e, no futuro, o Nutrição Ativa. 

 

Um dia aberto com atividades para todos

 

O dia de atividades começou bem cedo com atividades de hidroginástica, aulas de natação em grupo e ginástica sénior. Mas o momento alto foi mesmo ao início da tarde com as atividades de demonstração e experimentação de mergulho com o Regimento dos Sapadores Bombeiros do Porto. 

 

Além do tanque principal e a piscina infantil/chapinheiro, o “tanque de mergulho é uma referência onde muitos podem aprender técnica de mergulho e aqui conseguem ter condições de excelência” para a prática de atividades subaquáticas, lembra Catarina Araújo. 

 

Joaquim Sousa, chefe do Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, corrobora desta opinião. Bombeiro há 38 anos, testemunha a nova vida deste equipamento. É “uma valência importante para o treino e formação e para o que podemos encontrar no dia a dia da nossa atividade de resgate, no mar ou no rio”, sublinha.  Além da componente profissional, Joaquim Sousa é também utente. “Fui um dos que inaugurou esta piscina” no século passado, avança. 

 

Morada 
Rua de Diogo Botelho 
4150-262 Porto

 

Texto: Sara Oliveira

Fotos: Filipa Brito / CMP

Galeria
Item 1 de 11
Ver também
Notícias