O campeonato nacional de surf sub-20 arrancou este fim de semana na Praia Internacional.
Depois do sucesso da temporada passada, em que regressou após um hiato de sete anos, a Junior Tour também começou no Porto em 2023. Gabriela Dinis e Martim Nunes foram os melhores na primeira das três etapas da competição, que atribui os títulos de campeã e campeão nacionais a surfistas menores de 20 anos.
Disputada na Praia Internacional, a Projunior Porto & Matosinhos ofereceu ondas e vento favoráveis a boas prestações, sobretudo no sábado, e apesar das condições meteorológicas desafiadoras atraiu algum público.
Na final feminina, Dinis bateu a número um da temporada passada, Érica Máximo, num duelo renhido com classificações de 10,75 pontos contra 10,15. A jovem surfista, de apenas 18 anos, confirmou o bom momento de forma, depois de em março ter conquistado a etapa inaugural do campeonato das “crescidas”, a Liga Meo (que passa pelo Porto no próximo fim de semana).
Entre os rapazes, o campeão nacional Martim Nunes reforçou a candidatura à renovação do título. Tal como no ano passado, foi o mais eficaz na Praia Internacional, obtendo 16 pontos no derradeiro confronto, frente a Joaquim Chaves, que se ficou pelo 13,25. Nunes, que também competirá com os seniores na Praia Internacional entre 21 e 23 de abril, registou a melhor onda do evento, avaliada pelo júri em 9,5.
A segunda etapa da competição surfa-se em Viana do Castelo, no fim de semana de 13 e 14 de maio, enquanto a terceira está marcada para 29 e 30 de julho, em Santa Cruz, no arquipélago dos Açores.
A Projunior Porto & Matosinhos foi a segunda prova integrada na nona edição das Waves Series, cartaz anual de competições de desportos de ondas organizado pela Onda Pura Surf Center em colaboração com as duas autarquias. No calendário seguem-se a Joaquim Chaves Porto Pro – a tal etapa da Liga Meo do fim de semana que vem – e uma jornada do Campeonato Nacional de Longboard, marcada para 14 e 15 de outubro. As Waves Series incluem também iniciativas de surf adaptado, batismos da modalidade para menores em risco de exclusão e ações de sensibilização ambiental.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Guilherme Costa Oliveira