23/03/2023

As celebrações do 25 de Abril no Porto fazem-se este ano com muita música portuguesa – Luta Livre, Coral de Letras da Universidade do Porto, Jorge Lomba e Brigada Victor Jara –, jogos tradicionais e o habitual desfile. 

 

Luta Livre, o projeto de música de intervenção de Luís Varatojo, é o principal destaque das comemorações do 25 de Abril na cidade do Porto. Marcado para as 22h00 de dia 24, na Avenida dos Aliados, o concerto assinala o arranque do programa, que se estende ao longo do feriado. 

 

A carreira de Luís Varatojo faz-se de experimentação. Nos anos 80, o músico e produtor formou os Peste&Sida, banda de punk-rock para a qual criou um heterónimo – Despe&Siga – a fim de tocar ska e reggae. Mais tarde, com João Aguardela (dos Sitiados), juntou a poesia à música eletrónica (nos Linha da Frente) e ao fado (nos A Naifa). Fundou depois, com Gabriel Gomes (ex-Madredeus), os Fandango, misturando a guitarra portuguesa e o acordeão a sons digitais. E, finalmente, em 2021, apresentou Luta Livre, um projeto em que o jazz e o rock servem de base a um discurso sobre desigualdade, injustiça, desinformação e outros temas que o inquietam enquanto cidadão. 

 

 

No palco dos Aliados, a banda vai apresentar o seu álbum de estreia, “Técnicas de Combate", numa noite que conta também com a atuação do Coral de Letras da Universidade do Porto e que termina com fogo de artifício à meia-noite, para receber o “Dia da Liberdade”. 

 

 

No feriado de 25 de Abril, a manhã é dedicada sobretudo às crianças, com jogos tradicionais na Praça do General Humberto Delgado, a partir das 10h00.

 

 

À tarde, pelas 14h30, e como é habitual, há uma homenagem aos resistentes antifascistas no Largo de Soares dos Reis, junto à antiga sede da PIDE no Porto. Do local parte depois o Desfile da Liberdade, cortejo de celebração e reivindicação que passa pela Avenida de Rodrigues de Freitas, Rua de D. João IV, Rua de Santo Ildefonso, Rua de Passos Manuel, Rua de Sá da Bandeira, Praça de D. João I e Rua de Rodrigues Sampaio, antes de terminar na Avenida dos Aliados.  

 

 

Para receber quem desfila, mais música. Pelas 15h00 começa um concerto de Jorge Lomba, cantautor que interpreta músicas de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, além de criações próprias. 

 

Às 16h15, depois de uma breve intervenção da Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril, sobe ao palco a histórica Brigada Victor Jara, projeto musical com quase tantos anos como a Revolução de Abril. Considerado uma das maiores referências da música tradicional portuguesa, o grupo traz à festa nos Aliados muitos dos seus temas mais emblemáticos e também novas abordagens a canções do imaginário nacional. 

 

 

Todo o programa tem acesso gratuito

 

 

PROGRAMA 

 

24 de abril  
Avenida dos Aliados   
- 22h00: Luta Livre e Coral de Letras da Universidade do Porto  
- 00h00: fogo de artificio 

 

25 de abril 
Praça do General Humberto Delgado 
- 10h00: jogos tradicionais  

Largo de Soares dos Reis 
- 14h30: homenagem aos resistentes antifascistas e Desfile da Liberdade 

Avenida dos Aliados 
- 15h00: Jorge Lomba 
- 16h00: Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril  
- 16h15: Brigada Victor Jara  

 

Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Ágora / CMP

Ver também
Notícias