06/10/2021

A estreia deste novo espetáculo marca o encontro, em palco, de dois nomes incontornáveis das artes performativas que trabalham a partir da cidade do Porto: a companhia de teatro Ensemble – Sociedade de Actores e a coreógrafa Né Barros. O espetáculo fica em cena no Teatro Campo Alegre até 9 de outubro (e pode ser visto online no domingo).

 

A História do Soldado”, dos autores Igor Stravinsky e Charles-Ferdinand Ramuz, é uma peça de teatro e uma obra musical que estreou em Lausanne, na Suíça, durante a Primeira Grande Guerra, em 1918.



Resulta da colaboração do compositor com o escritor suíço durante o período da Primeira Grande Guerra e ocupa um lugar importante na produção de Stravinsky, e na história da música do século XX em geral.


Nesta versão do Ensemble — Sociedade de Actores, que conta com direção e coreografia de Né Barros, a dança contemporânea será um dos pilares de uma aliança forte entre o movimento, a ação, a palavra e a música.



O espetáculo conta a história de um soldado que regressa a casa e vende o seu violino ao diabo (como se aquele violino fosse uma metáfora da sua alma, como se tudo estivesse concentrado naquele instrumento), em troca de um livro mágico que prevê o futuro e lhe permite criar uma fortuna.


O ator Jorge Pinto, que revisita esta obra mais de 40 anos depois, assume o papel de narrador, que se multiplica nas várias personagens da peça.



Em cena, a peça conta ainda com quatro bailarinos e um ensemble de sete músicos dirigidos pelo maestro Jan Wierzba, que personificam todos os momentos passados pelo soldado no regresso à sua terra e de como tudo está diferente desde que saiu daquele local.


O espetáculo é apresentado, em estreia absoluta, entre os dias 6 e 9 de outubro no Teatro Campo Alegre, e a 10 de outubro, no TMP Online (a sala virtual do Teatro Municipal do Porto).


Nos dias 6 e 7 de outubro, as sessões realizam-se às 19h30, e a 8 e 9, às 21h00. Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras físicas (Rivoli e Campo Alegre) ou em http://tmp.bol.pt .


“A História do Soldado é uma coprodução entre o TMP e o Ensemble – Sociedade de Actores. 

Ver também
Notícias