Junho é o mês dos santos populares e no Porto já se prepara mais um São João. A cascata é um dos símbolos mais tradicionais desta festa e a sua materialização apela às memórias das gentes da cidade.
Desde 2017 que a Câmara do Porto promove a construção de uma cascata comunitária, numa iniciativa aberta e disponível a toda a cidade.
O objetivo é não só contribuir para a preservação das tradições e expressões mais populares do Porto, como também afirmar a identidade da cidade perante os seus mais variados públicos.
Esta cascata terá ainda a capacidade de perpetuar os elementos criados por cada um dos participantes, uma vez que as "casinhas e figuras" trabalhadas ao longo das várias oficinas abertas serão depois exibidas em espaço publico.
Como ponto de partida comum, será solicitado a todos os participantes que construam uma "casinha" inspirada nas suas memórias da cidade. Será também identificado um conjunto de figuras tradicionais que fazem parte integrante da Cascata de São João.
A expetativa é que a cascata possa integrar este ano cerca de 500 peças, que serão concretizadas ao longo de 10 oficinas gratuitas, entre os dias 3 a 7 de junho, nos seguintes locais e horários:
> Dias 3, 4, 5, 6 e 7 de junho: das 10h00 às 13h00, no
Mercado Temporário do Bolhão (sem necessidade de inscrição, com admissão será feita mediante ordem de chegada, dentro das capacidades do espaço);
Antes, e aproveitando a realização da
Festa da Criança, os mais pequenos serão também desafiados a construir e a decorar a sua "casinha", ao longo de quatro oficinas que decorrerão na Quinta do Covelo, nos dias 1 e 2 de junho, das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas.
As "casinhas" e outros elementos alusivos à cascata serão feitas em grés através da técnica da ocagem e modelagem, sendo coloridas com as cores habitualmente utilizadas na cidade, nomeadamente, azul-cobalto, branco, amarelo ocre, verde e o vermelho ferrugem através da técnica do engobe.