Batalha Centro de Cinema

Batalha Centro de Cinema

O Batalha Centro de Cinema é um novo centro cultural da cidade do Porto centrado na divulgação de correntes cinematográficas, cultura fílmica e investigação em cinema, com uma programação que pretende estimular o conhecimento e fruição cultural através das múltiplas formas de fazer e pensar o cinema.

 

Missão

O Batalha não pretende ter a missão exclusiva de programar cinema histórico, ou dedicar-se a estreias de filmes que entram no circuito comercial, mas antes dar a conhecer obras e práticas fílmicas relevantes no cinema, introduzir debates e discursos contemporâneos através das múltiplas possibilidades estéticas e formais do cinema e da imagem em movimento, disseminar obras sem canais de difusão em Portugal e estabelecer parcerias com os agentes programadores da cidade.

 

O centro de cinema pretende ainda dar apoio à investigação no domínio da História do Cinema e do pensamento crítico sobre imagem em movimento, e promover ações de cruzamento disciplinar com outras artes, nomeadamente as visuais, através de projetos expositivos e performance.

 

Estrutura programática

A estrutura programática será organizada semestralmente, incluindo: monografias e ciclos retrospetivos de obras e práticas de cinema individuais, e também de movimentos; ciclos discursivos/temáticos, através dos quais se irão debater assuntos políticos, culturais e filosóficos através do cinema — seja do cinema contemporâneo ou do cinema de outros períodos da história; e focos sobre cineastas e artistas contemporâneos.

 

O Batalha irá ainda desenvolver temas programáticos que irão atravessar todo o ano de programação, através de sessões semanais. Um destes será dedicado a questionar o que é o cinema português, e outro a coletivos de cinema a nível internacional.

 

Um dos pontos-chave do programa do Batalha Centro de Cinema é a sua ligação com a comunidade. Em alternativa a trabalhar um projeto educativo per se, o centro de cinema quer introduzir uma dimensão programática onde se trabalhe, em primeira linha, a inclusão social e cultural através do acesso ao cinema, passando isto pela educação, mas também pela criação de comunidades de cinefilia junto a diferentes grupos de diferentes identidades, demografias e culturas.

 

Enquanto equipamento municipal, a relação do Batalha com parceiros da cidade também será uma parte fundamental da sua missão e, portanto, farão parte do programa do Batalha os festivais e ciclos que na cidade são desenvolvidos e apresentados, dentro da relação de apoio e coprodução que já existe.

 

+ info: https://www.batalhacentrodecinema.pt/

 

Filmaporto

A Filmaporto — film commission é a plataforma do Departamento de Cinema e Imagem em Movimento da Ágora que tem como principal objetivo impulsionar o Porto como território de produções cinematográficas. A sua atividade passa por promover a cidade junto de agentes nacionais e internacionais, facilitar filmagens através do apoio logístico e técnico, apoiar financeiramente produções audiovisuais no Porto e garantir formação contínua e especializada a profissionais.

 

Além disto, pretende ainda servir de intermediário entre agentes da cidade e oportunidades de produção cinematográfica, nomeadamente através da criação de um diretório no qual se podem inscrever todos os profissionais do setor audiovisual residentes no Porto. A inscrição pode ser feita aqui.

 

Bolsas Filmaporto

Através de bolsas de apoio à produção em cinema, a Filmaporto — film commission irá financiar anualmente cinco projetos realizados integralmente na cidade. As cinco bolsas, no valor de 20.000€ cada, serão concedidas, mediante concurso, a propostas de cinema de ficção e documental, séries, cinema experimental e ensaio.

 

Existem duas modalidades de apoio, dirigidas a diferentes públicos e nomeadas a partir de duas figuras ímpares da cidade, António Neves e Edmond Pascaud, fundadores da Neves & Pascaud, a primeira empresa a apresentar filmes ao público no Porto. À bolsa Neves podem candidatar-se artistas, realizadores e produtores residentes no concelho do Porto, enquanto a bolsa Pascaud é destinada a artistas, realizadores e produtores residentes fora do concelho.

 

+ Info: https://filmaporto.pt/