O CAMPUS Paulo Cunha e Silva é um novo centro de residências artísticas e espaço de trabalho para as artes performativas, na cidade do Porto. O projeto pretende viabilizar a criação de uma forma mais sustentável, permitindo um espaço e um tempo para os artistas, adequado ao momento contemporâneo, onde a experimentação e criação de comunidade são fulcrais. O centro procura dar resposta a novos formatos de apoio a práticas artísticas, não incidindo na sua apresentação.
Situado no Porto, mas posicionado internacionalmente, o CAMPUS Paulo Cunha e Silva proporciona espaço para a pesquisa, a criação, a remontagem e os ensaios, sempre com a missão de explorar e experimentar as disciplinas de dança, teatro, formas animadas, circo contemporâneo e qualquer formato híbrido que surja destes cruzamentos disciplinares. Um espaço que acolhe o nome de Paulo Cunha e Silva e presta homenagem a uma figura de proa da cultura da cidade, tendo ocupado o cargo de vereador da Cultura no primeiro mandato de Rui Moreira, entre os anos de 2013 e 2015.
Ocupando a antiga escola EB José Gomes Ferreira na Travessa dos Campos, na União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, o CAMPUS Paulo Cunha e Silva tem direção da equipa artística do Teatro Municipal do Porto, em proximidade e diálogo com a fervilhante comunidade local, gerando um projeto que pretende não cristalizar no tempo, tendo o programa artístico CAMPUS sido elaborado em profunda auscultação com os artistas da cidade, as suas necessidades e expectativas.
Os quatro estúdios, sala de estar/refeições, quartos e espaços exteriores serão também locais onde a comunidade poderá assistir a ensaios abertos, artist talks e outras atividades públicas e de partilha e onde se realizarão aulas diárias para profissionais.
Desta forma, procura dar-se resposta a um outro formato de apoio, que não seja o acolhimento ou a coprodução, mas que possibilite apoiar financeiramente projetos artísticos em fase de pesquisa e criação e um aprofundamento do discurso e qualidade artísticas de cada trabalho lá desenvolvido, num espaço multidisciplinar, inclusivo e de liberdade à criação, colmatando uma falha, já há muito identificada na cidade, que se prende com a falta de espaços de trabalho e ensaios.
Este espaço é paper free e toda a sua atividade, programação e comunicação é gerida digitalmente através do website https://campuspcs.pt/pt.
CAMPUS Paulo Cunha e Silva
Travessa dos Campos, nº 144
4000-153 Porto