Batalha Centro de Cinema

O Batalha Centro de Cinema é um novo centro cultural da cidade do Porto centrado na divulgação de correntes cinematográficas, cultura fílmica e investigação em cinema, com uma programação que pretende estimular o conhecimento e fruição cultural através das múltiplas formas de fazer e pensar o cinema.


Missão

O Batalha não pretende ter a missão exclusiva de programar cinema histórico, ou dedicar-se a estreias de filmes que entram no circuito comercial, mas antes dar a conhecer obras e práticas fílmicas relevantes no cinema, introduzir debates e discursos contemporâneos através das múltiplas possibilidades estéticas e formais do cinema e da imagem em movimento, disseminar obras sem canais de difusão em Portugal e estabelecer parcerias com os agentes programadores da cidade.


O centro de cinema pretende ainda dar apoio à investigação no domínio da História do Cinema e do pensamento crítico sobre imagem em movimento, e promover ações de cruzamento disciplinar com outras artes, nomeadamente as visuais, através de projetos expositivos e performance.


Estrutura programática

A estrutura programática será organizada semestralmente, incluindo: monografias e ciclos retrospetivos de obras e práticas de cinema individuais, e também de movimentos; ciclos discursivos/temáticos, através dos quais se irão debater assuntos políticos, culturais e filosóficos através do cinema — seja do cinema contemporâneo ou do cinema de outros períodos da história; e focos sobre cineastas e artistas contemporâneos.


O Batalha irá ainda desenvolver temas programáticos que irão atravessar todo o ano de programação, através de sessões semanais. Um destes será dedicado a questionar o que é o cinema português, e outro a coletivos de cinema a nível internacional.


Um dos pontos-chave do programa do Batalha Centro de Cinema é a sua ligação com a comunidade. Em alternativa a trabalhar um projeto educativo per se, o centro de cinema quer introduzir uma dimensão programática onde se trabalhe, em primeira linha, a inclusão social e cultural através do acesso ao cinema, passando isto pela educação, mas também pela criação de comunidades de cinefilia junto a diferentes grupos de diferentes identidades, demografias e culturas.


Enquanto equipamento municipal, a relação do Batalha com parceiros da cidade também será uma parte fundamental da sua missão e, portanto, farão parte do programa do Batalha os festivais e ciclos que na cidade são desenvolvidos e apresentados, dentro da relação de apoio e coprodução que já existe.