20/09/2020

O Porto continua a ser uma etapa talismã para a jovem Teresa Bonvalot. Com apenas 13 anos, foi aqui que festejou a primeira vitória da sua carreira, numa altura em que estaria longe de imaginar que, apenas sete anos volvidos, estaria de volta à Praia Internacional do Porto para confirmar o seu terceiro título nacional, depois das conquistas em 2014 e 2015.


O triunfo ficou selado logo nas meias-finais do Renault Porto Pro. Após a eliminação de Carolina Mendes (3.ª do ranking) frente a Kika Veselko, Teresa Bonvalot não deixou escapar a oportunidade, vencendo o duelo com Yolanda Hopkins, a campeã nacional de 2019 e 2.ª do ranking, na segunda meia-final da prova, com 15,85 pontos contra 13,25 da sua adversária.


Na final, Teresa Bonvalot não relaxou e juntou ao título alcançado de forma antecipada o triunfo na etapa nortenha - o quinto da sua carreira. Com 12,85 pontos somados, a surfista de Cascais bateu a júnior Kika Veselko, que se ficou pelos 11,40 pontos.


Esta foi a 19.ª vitória de Teresa Bonvalot, de apenas 20 anos, na Liga MEO Surf e a terceira em 2020.


"Sinto-me muito feliz com esta conquista. Este foi um ano atípico, mas foi muito bom ter tido a oportunidade de disputar a Liga MEO Surf. O objetivo principal era ser campeã nacional e dei tudo de mim para consegui-lo. As ondas estavam incríveis, tentei aproveitar todas ao máximo e fui feliz. É espetacular ganhar este título no Porto", resumiu a nova campeã nacional, cujo título lhe escapava já há cinco anos.


Na prova masculina, o título nacional apenas vai ser decidido na última etapa da Liga MEO Surf, em Cascais, de 15 a 17 de outubro, depois de o líder do ranking, Afonso Antunes, ter sido eliminado por Eduardo Fernandes nos quartos-de-final do Renault Porto Pro.


Tal como na etapa anterior, em Sintra, a vitória foi para Vasco Ribeiro, que assim se relançou nas contas do título masculino, depois de na final se impor com superioridade a Francisco Almeida, com 13,70 pontos contra apenas 8,30.


Por força deste triunfo, Vasco Ribeiro sai do Porto a apenas 200 pontos de Afonso Antunes e a depender apenas de si próprio para ser campeão nacional. Aliás, tal como Afonso Antunes e Frederico Morais, pois se um dos três vencer a etapa de Cascais é automaticamente campeão da Liga MEO Surf 2020.


Mais informações em www.ansurfistas.com


Galeria
Item 1 de 18
Ver também
Notícias