13/10/2020

Rivoli e Campo Alegre acolhem programa inteiramente dedicado à coreógrafa cabo-verdiana, considerada atualmente um dos nomes mais sonantes da dança contemporânea. Ciclo contará ainda com a apresentação do seu novo espetáculo, "Mal – Embriaguez Divina", nos dias 29 e 30 de outubro. 


Nasceu no ano de 1979, em Cabo Verde, mas foi a partir de Portugal que se projetou para o mundo. Na Invicta, Marlene Monteiro Freitas será o centro das atenções durante dez dias, entre 21 e 30 de outubro. O Teatro Municipal do Porto (TMP) organiza um ciclo de programação dedicado exclusivamente à obra e universo criativo da artista, que contará com a apresentação de duas peças que a catapultaram para os palcos internacionais, a sua mais recente criação e ainda um simpósio composto por várias atividades gratuitas, como sessões de cinema e conferências.  


O programa, intitulado Foco Marlene, abre com "Guintche", peça que a artista criou em 2010 e com a qual tem vindo a circular um pouco por todo o mundo. Este solo, em que Marlene Monteiro Freitas é acompanhada pelos bateristas, Cookie e Simon Lacouture, é uma performance inebriante composta por elementos que percorrem todo o seu trabalho, como os movimentos repetidos e as múltiplas expressões e contorções faciais. "Guintche" pode ser visto no Auditório do Teatro Campo Alegre, a 21 e 22 de outubro (quarta e quinta-feira), pelas 21h00.


A 24 de outubro, o bailarino alemão Andreas Merk junta-se à coreógrafa para apresentarem "Jaguar". O espetáculo, que resulta da colaboração entre ambos, esteve em destaque na edição de 2016 do Festival DDD – Dias da Dança, tendo sido apresentado no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery. A reposição desta peça acontece no Campo Alegre, às 19h00.


Considerado como um dos espetáculos mais aguardados do ano, "Mal – Embriaguez Divina" chega finalmente ao Porto para apresentações a 29 e 30 de outubro (quinta e sexta-feira, 21h00), no Grande Auditório do Teatro Rivoli. A mais recente obra da criadora cabo-verdiana estreou há cerca de dois meses em Hamburgo e foi apresentada pela primeira vez em Portugal em setembro, em Lisboa, na Culturgest. Em palco, encontra-se uma tribuna onde nove intérpretes exploram o mal sob diversas formas, numa performance que inclui referências carnavalescas, cinematográficas, poéticas, filosóficas, mas também político-ideológicas.



TMP organiza simpósio para explorar a obra de Marlene Monteiro Freitas


Em paralelo aos espetáculos, e partindo dos conceitos-chave que atravessam a obra da coreógrafa, estará a decorrer entre 24 e 30 de outubro o programa "Abertura, Impureza, Intensidade: olhares através da obra de Marlene Monteiro Freitas". Com curadoria de Alexandra Balona, este simpósio de acesso gratuito é composto por um ciclo de cinema, no qual serão exibidos filmes de Jean Rouch, Chris Marker, Alain Resnais, Ghislain Cloquet, João Sodré e Nuno Miranda, bem como por várias conferências e conversas, que contarão com o contributo de académicos e artistas, como Ana Cristina Furtado, Raquel Lima, João Francisco Figueira, Nadja Yala Kisudiki e Vitor Stoichita.


Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos na página do teatro ou nas bilheteiras físicas do TMP, no Rivoli e Campo Alegre. Os espectadores interessados em assistir aos três espetáculos ("Guintche", "Jaguar" e "Mal – Embriaguez Divina") podem adquirir um bilhete conjunto no valor de 14 euros. As entradas para o simpósio, para as sessões de cinema e restantes iniciativas paralelas são gratuitas, mediante o levantamento e apresentação de bilhete.  


Ver também
Notícias