18/10/2020

As Festas de São João do Porto conquistaram este sábado o prémio de “Melhor Festividade” na 5.ª edição dos Iberian Festival Awards, cuja cerimónia decorreu este ano em versão online, devido às restrições impostas pela pandemia.


O público votou e as Festas de São João do Porto foram premiadas logo na primeira vez que participaram nos Iberian Festival Awards, o evento organizado pela APORFEST que distingue anualmente os melhores festivais e eventos de música em Portugal e Espanha.


Prevista inicialmente para o passado mês de março, a gala desta 5.ª edição dos Iberian Festival Awards foi sendo adiada devido à pandemia, tendo decorrido na última noite de forma online.


Os prémios referem-se ao ano passado e, como habitualmente, os vencedores são escolhidos por um júri nalgumas categorias e, noutras, pelo público. No caso do São João do Porto, o voto foi popular e a vitória confirmada a nível ibérico.


Os dez finalistas ao prémio da categoria “Best Festivity” (Melhor Festividade) incluíam, para além da Festa de São João do Porto, os seguintes eventos ibéricos: a Agrival (PT); o Aste Nagusia (ES); o Carnaval de Santa Cruz de Tenerife (ES); a Expofacic (PT); a Feira de São Mateus (PT); o Festival do Queixo (ES); a La Tomatina (ES); a Semana Grande de San Sebastián (ES); e a Sexta-Feira 13 de Montalegre (PT).



Portugal foi ainda distinguido na categoria de Melhor Grande Festival, com o MEO Sudoeste, Melhor Festival Interior, atribuído ao Revenge of the 90's (a nível ibérico), e Melhor Festival de Pequeno Formato, através do Artes à Vila. O vencedor ibérico para Melhor Programa Cultural foi o Festival de Sines, enquanto o Festival Iminente venceu na categoria Melhor Comunicação e Marketing e o Festival Académico de Lisboa conquistou o galardão de Melhor Festival Académico da Juventude.


Por sua vez, o Med foi considerado o Melhor Festival Lusófono e Hispânico e o Comic Com Portugal o Melhor Festival Não-Musical. A RFM arrecadou o galardão de Melhor Media Partner (ibérico), enquanto o prémio para Melhor Uso de Tecnologia foi para a Critec Creative Agency/AgitÁgueda.


A organização atribuiu ainda o prémio de Melhor Evento à Exib Música (nacional), a Melhor Promoção Turística ao Festival Med (vencedor nacional), enquanto o Bons Sons foi escolhido para Melhor Receção (a nível nacional).


O galardão para Melhores Infraestruturas foi para o Edp Cooljazz (a nível nacional) e o BraceIn venceu na categoria de Melhor Fornecedor de Serviços (a nível nacional), enquanto o Festival Prio arrecadou o prémio para Melhor Marca (nível nacional).


Já na Melhor Performance ao Vivo internacional, o vencedor foi Bryan Ferry/Wine & Music Valley (ibérico), e no prémio de Contribuição para a Sustentabilidade, o Tradidanças venceu a nível nacional. enquanto a Melhor Performance ao Vivo em Portugal e Espanha coube aos Ornatos Violeta no Festival F (nacional).


O Prémio INATEL coube a Omiri, um projeto musical de reinvenção da música portuguesa. O Prémio de Excelência foi para Jordi Lauren, diretor da Playplan.


A organização indicou que os galardões ibéricos vão regressar em outubro de 2021 para celebrar os festivais desse mesmo ano, já que a grande maioria dos eventos, incluindo o São João do Porto, foram adiados em 2020 devido à pandemia.

Galeria
Item 1 de 5
Ver também
Notícias