22/12/2020

O Fórum do Futuro adotou este ano a forma de um livro, que ficará disponível já a partir da próxima segunda-feira, dia 28 de dezembro. A publicação propõe debater a existência humana e não-humana no atual contexto social, abordando diferentes cosmogonias. Para dar continuidade à missão do Fórum, de acesso livre à produção contemporânea de conhecimento, a edição será disponibilizada gratuitamente, podendo ser obtida no Teatro Rivoli.

 

Dada a impossibilidade de concretizar uma nova edição devido às dificuldades impostas pela pandemia, a equipa curatorial do Fórum do Futuro 2020, composta por Guilherme Blanc, diretor do Departamento de Arte Contemporânea e Cinema da empresa municipal Ágora, e três curadores por si convidados – Filipa Ramos, curadora e investigadora; Jenna Sutela, artista multidisciplinar; e Shumon Basar, escritor e curador –, desenvolveu um projeto editorial que comissariou ensaios escritos e visuais, bem como conversas e entrevistas com figuras de relevo em várias áreas artísticas e académicas.

 

O livro é composto por quatro secções temáticas que refletem diferentes entendimentos do cosmos recorrendo a perspetivas culturais, científicas, filosóficas e tecnológicas. Copublicado com a editora sediada em Berlim BOM DIA BOA TARDE BOA NOITE, “Fórum do Futuro: Vita Nova” reúne contributos dos seguintes autores: Sophia Al-Maria, K Allado-McDowell, Tosh Basco (boychild), Rosi Braidotti, Octavia Butler, Ted Chiang, GPT-3, Alexis Pauline Gumbs, Joan Jonas, Kirsten Keller, Tabita Rezaire, Denise Ferreira da Silva, Suzanne Treister, Aby Warburg, Chandra Wickramasinghe e Feifei Zhou. 

 

No espírito das sessões de perguntas e respostas do Fórum do Futuro, os editores propuseram também um encontro entre autores que contribuíram para esta publicação e grupos de estudantes, coordenados por docentes, de quatro instituições académicas da cidade – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, Escola das Artes – Universidade Católica, e Escola Superior Artística do Porto. Desta iniciativa resultaram quatro sessões de questões e comentários que abordam a prática, os interesses e inquietações de Chandra Wickramasinghe, Rosi Braidotti, Sophia Al Maria e Denise Ferreira da Silva.

 

O livro poderá ser levantado gratuitamente, até ao limite de uma cópia por pessoa, nos dias 28, 29 e 30 de dezembro no Teatro Municipal do Porto – Rivoli, entre as 13 e as 20 horas, podendo ser reservado previamente através do email forumdofuturo@agoraporto.pt. A partir de janeiro, as cópias disponíveis da publicação poderão ser adquiridas através do mesmo endereço de email.

 

“Fórum do Futuro: Vita Nova” terá igualmente uma versão em inglês, que será distribuída internacionalmente a partir de fevereiro de 2021.

Ver também
Notícias