21/10/2020

"A Cidade do Depois" é o tema da 7.ª edição do Porto/Post/Doc, que regressa às salas da cidade entre os dias 20 a 29 de novembro. O tema marcará o ciclo de conversas do Fórum do Real e será o mote para um programa que incluirá obras de Pedro Costa, António Campos, Chris Marker, entre outros. 


O Teatro Rivoli volta a ser o espaço central do festival de cinema, que terá ainda sessões no Passos Manuel e no Planetário do Porto, propondo, paralelamente, uma edição online que disponibilizará grande parte da seleção de filmes. 


Boaventura de Sousa Santos (sociólogo), Paulo Pires do Vale (filósofo), Ana Aragão (arquitecta), Roger Koza (crítico de cinema), Pascale Cassagnau (historiadora de arte) e Maria João Madeira (programadora), são algumas personalidades que marcarão presença no Fórum do Real que, pela primeira vez, e numa resposta aos novos tempos, será realizado num modelo misto, com participações online e presenciais.


Além do debate, o festival apresentará também um programa restrito de filmes inspirado na representação cinematográfica das cidades ao longo do último século e que inclui, entre outros, "A Invenção do Amor" (1965), de António Campos, "Juventude em Marcha" (2006), de Pedro Costa, "Killer of Sheep" (1978), de Charles Burnett, "La Jetée" (1962), de Chris Marker, "Millennium Mambo" (2001), de Hou Hsiao-Hsien, e "The Exiles" (1961), de Kent Mackenzie. 


O Porto/Post/Doc é realizado em parceria com a Câmara Municipal do Porto, contando com o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto do Cinema e Audiovisual e o mecenato da Fundação “la Caixa”/BPI. 


O programa diário do festival pode ser consultado no seu site oficial.

Ver também
Notícias