21/06/2021

Marcam uma tradição que não se esquece. É um dos pontos de interesse no São João da Cidade, uma mancha de cor que marca o horizonte e a memória de todos os portuenses. A Avenida dos Aliados é, mais uma vez, palco para a instalação “Flores de Manjerico”, uma estrutura de madeira com 900 manjericos, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto, através da Ágora, e do atelier de arquitetura FAHR 021.3. Para ver e visitar até ao dia 23 de junho. 


Se um manjerico inebria, com o seu característico odor, muita gente, o que dizer de 900 manjericos juntos num único espaço? Que inebria muito mais, obviamente. Em mais um ano, a Câmara Municipal do Porto e a Ágora – Cultura e Desporto, mantendo um dos pontos tradicionais do programa anual de São João, levam a efeito a instalação de uma estrutura de madeira com aproximadamente 900 manjericos, que permite a aproximação e até a imersão da população neste projeto.


“Esta estrutura está relacionada com a ideia de jardim suspenso, das bancadas dos manjericos na época os santos populares, num plano que se ergue na paisagem circundante, como se fosse um vale de manjericos”, revela Hugo Reis, responsável pela construção do projeto e manutenção da estrutura.



A peça, da autoria do coletivo FAHR 021.3, sustenta um manto de manjericos que se eleva no espaço público e que envolve o observador de uma forma emotiva e também sensorial. Composta por duas peças de grandes dimensões, dispostas em V, com um caminho desenhado no meio, a estrutura que está patente no cimo da Avenida dos Aliados, vizinha da estátua do escritor Almeida Garrett, permite um percurso pelo seu interior, potenciando a entrada num imenso e cheiroso manto verde. “A estrutura é uma coisa muito singela, muito leve, algo artesanal até, feita com as mãos, que propõe esta tonalidade dominante que ocupa a cidade e que estimula a atenção das pessoas”, acrescenta o arquiteto.


Feito com manjericos cedidos pelo Horto Municipal do Porto, esta tradição nasceu em maio de 2014 e servia, nos anos anteriores, como cenário às famosas Rusgas da cidade, que ocupavam este local com as manifestações dos populares. Uma tradição que foi suspensa nos últimos anos devido à pandemia de covid-19, mas que se propõe manter, mesmo assim, algumas das características. “No final estes manjericos serão oferecidos à população. Mesmo não existindo as festas como as conhecemos, é bom poder manter esta tradição e os símbolos da cidade”, acrescenta Hugo Reis.


"Flores de Manjerico", tradição de uma cidade que não esquece a memória das festas populares, pode ser visitada, vivida e, acima de tudo, cheirada até ao final da tarde de quarta-feira, 23 de junho, na Avenida dos Aliados.


 

Ver também
Notícias