20/11/2020

A exposição de ilustrações originais do livro "Poucas, letras, tanto mar", de Ana Biscaia, a partir do livro com texto de João Pedro Mésseder, está aberta ao público desde 16 de novembro, dia em que se comemorou o Dia Nacional do Mar, e pode ser vista até ao final do ano no foyer do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.


Para a jovem ilustradora, distinguida com o Prémio Nacional de Ilustração, em 2012, “quem nasce e vive numa cidade à beira mar é necessariamente contaminado pelo fogo que corre nas veias do mar.” Neste livro, o mar surge como salvação e, como escreve Jorge de Sena no seu livro "Sinais de fogo", “A água lava tudo. Ou quase tudo…”.


Em paralelo, e no âmbito da programação de Natal das Bibliotecas Municipais do Porto, a artista vai dinamizar oficinas infantis (para maiores de cinco anos) a 21 e 23 de dezembro, às 11h00 e às 15h00. E no dia 22, às 15h00, há uma conversa sobre o livro e uma visita guiada à exposição, dirigida a maiores de seis. As atividades são gratuitas mas requerem inscrição, através do email bmp@cm-porto.pt.


Com montagem pelo Museu da Cidade, a exposição ocupa o luminoso foyer do auditório, onde passou a habitar um Gabinete de Ilustração, caminho que vem sendo construído com a equipa da biblioteca desde a exposição "A Guerra", de André Letria, para a Feira do Livro do Porto. Seguir-se-á uma exposição de Susa Monteiro, Sonho, a abrir no próximo ano.


No segundo trimestre de 2021 a programação seguirá o ciclo do Gabinete de Ilustração e traduz trabalho de auscultação dos percursos individuais de ilustradores e editores, das oficinas de produção serigráfica ou tipográfica de caráter independente, nesta relação sempre presente entre a literatura e a gravura, a palavra e a imagem.

Ver também
Notícias