28/11/2020

O Município do Porto quer ampliar o parque desportivo da cidade durante 2021. Na forja há seis novos projetos: a ampliação do Parque Desportivo de Ramalde/INATEL e do recinto do Skate Park, a construção de dois novos campos (Outeiro e Justino Teixeira) e de um edifício de apoio à área desportiva (Parque da Cidade), e ainda a instalação de equipamentos em espaços verdes. O investimento global estimado ascende aos 10,5 milhões de euros.


O montante é, nesta fase, uma estimativa próxima, considerando que a autarquia tem ainda projetos em fase de desenvolvimento que poderão implicar uma posterior alteração de custos. No entanto, é inequívoco que os números apresentados são os mais expressivos das duas últimas décadas, época em que os investimentos na ampliação de valências desportivas municipais praticamente cristalizaram.


Sucedendo à requalificação do antigo parque do INATEL, inaugurado na primavera de 2017, depois de um acordo histórico estabelecido entre a câmara e a fundação em 2015, avança agora a segunda fase do projeto, com a expansão do complexo para os terrenos adjacentes (também propriedade do INATEL e igualmente cedidos ao município.


A empreitada deve iniciar no segundo semestre de 2021, assim que for concluído o projeto de execução, agora em desenvolvimento. O prazo de duração da obra está balizado entre os 12 e os 18 meses, com um investimento aproximado de 2,5 milhões de euros.


No mesmo parque desportivo vai avançar, em paralelo, o alargamento do Skate Park. A obra estará em condições de começar também na segunda metade do próximo ano e, assim sendo, ficará concluída até ao final do verão (o tempo estimado são três meses). O investimento municipal ronda os 150 mil euros.



Dois novos campos municipais


Do lado da nova construção, há dois grandes projetos previstos: o Campo Municipal do Outeiro e o Campo Desportivo Municipal de Justino Teixeira.


O processo de aquisição de parcelas de terreno adjacentes necessárias no Outeiro está concluído, e de momento o município ultima a fase de adjudicação, habilitação e submissão da empreitada ao Tribunal de Contas. A primeira pedra estará, por isso, pronta a ser lançada durante o primeiro trimestre do ano. Com prazo de construção de 18 meses, este novo recinto localizado em Paranhos corresponde a um investimento de 3,1 milhões de euros.


Quanto ao Campo Desportivo Municipal em Justino Teixeira, na freguesia de Campanhã, tudo dependerá de quando vai o Estado entregar à Câmara o Porto o terreno. Da parte da autarquia, ainda sem a posse efetiva do terreno mas com a palavra dada do Governo, o trabalho continua com o desenvolvimento de projeto.


Se tudo correr de acordo com o calendário previsto pelo município, no final de 2021 a obra estará em condições de arrancar. O custo estimado é de 3,5 milhões de euros.



Edifício de apoio à área desportiva do Parque da Cidade


A construção de novos balneários que vão servir o requalificado campo de futebol do Parque da Cidade avança também no ano que vem. O projeto está concluído e o concurso público para a empreitada foi lançado no dia 23, através da empresa municipal GO Porto, tal como tinha já dado nota recentemente a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo.


São cerca de 670 mil euros os reservados para balneários (de jogadores e árbitros), um posto médico, uma arrecadação de material desportivo e uma área para serviço de secretaria, entre outras valências.



Miniginásios ao ar livre


Noutra vertente, a Câmara do Porto prepara também a instalação de equipamentos desportivos em 18 espaços verdes da cidade. Os locais foram identificados com o apoio das várias juntas de freguesia e vão receber dois tipos de estrutura: equipamentos fitness ou bio saudáveis e circuitos de manutenção.


O projeto tem um preço base de 646 mil euros e, neste momento, o concurso público já concluiu o prazo de receção de propostas. Depois de avaliadas e apurado o vencedor, a montagem dos equipamentos nos diferentes espaços deverá prolongar-se por cerca de seis meses.

Ver também
Notícias