13/01/2021

Quem passa pela Rua da Restauração já pode observar as novas obras que revestem os 14 módulos de sustentação dos Jardins do Palácio de Cristal. A quinta versão do Mural da Restauração conta com criações de sete artistas – Diogo Pintampum, Low Class Club, Matilde Cunha, Planeta Violeta, Malva, Tiago de Carvalho (Oaktree) e Henrikas Riškus (H2Random) – e permanecerá no local durante um ano.


No passado dia 12 de dezembro, a Ágora lançou uma convocatória para a quinta fase do Mural Coletivo da Restauração, um dos vários projetos do Programa de Arte Urbana do Porto. As sete propostas selecionadas pelo júri, entre 33 candidaturas submetidas por 28 artistas, foram entretanto concluídas.


As criações seguem um conjunto de regras comuns, que incluem a utilização da mesma paleta, de forma a criar homogeneidade visual. O verde foi a cor escolhida para esta edição.


Estendidas ao longo de 70 metros da Rua da Restauração, as obras projetadas por Diogo Pintampum, Low Class Club, Matilde Cunha, Leonor Violeta (Planeta Violeta), Mariana Bento (Malva), Tiago de Carvalho (Oaktree) e Henrikas Riškus (H2Random) poderão ser vistas até ao final de 2021.


Inaugurado em 2014, o Programa de Arte Urbana do Porto pretende contribuir para a divulgação e sensibilização da produção criativa de arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado. Mais do que libertar muros e paredes, a iniciativa quer aproximar a comunidade artística ao território e aos seus habitantes, tornando esta forma de expressão numa experiência quotidiana, capaz de transformar a paisagem da cidade.


Graças ao programa, já foram realizadas mais de 80 intervenções artísticas no espaço público da cidade, entre obras de caráter efémero ou permanente, envolvendo mais de 60 artistas, emergentes e consagrados, nacionais e estrangeiros.


O quinto Mural Coletivo da Restauração é um dos seis novos projetos arrancados nas últimas semanas.

Galeria
Item 1 de 3
Ver também
Notícias