23/04/2024

… já que ela vai passar por aqui. Por ali. Por acolá. Por todo o lado. Onde quer que estejamos, façamos o que fizermos, os próximos dias são de celebração deste meio século da data que agora nos permite estar aqui, olhos nos olhos, a escrever e a ler tudo aquilo que queremos, sem censuras, sem desconfianças, sem medos.  

 

A Liberdade (assim, com letra maiúscula) permitiu-nos a escolha, a diversidade, a evolução. Celebrar algo que nos parece um dado adquirido é termos a noção do nosso passado e incrementar a gratidão infinita que temos por aquilo que nos permitiu olhar com esperança para o futuro. É por isso que, neste ano, o 25 de abril ganha mais emoção, a cantar, a escrever, a visitar e até a dormir… fora de casa!

 

 

“Aliados à Liberdade” com poesia e música…

 

… numa noite que ficou para sempre marcada na memória de muitos. A 24 de abril, os Aliados abrem-se à evocação da liberdade com as vozes intemporais e as músicas que marca(ra)m os tempos. Do alinhamento do concerto principal fazem parte os grupos Canto Nono e Vozes da Rádio, a que se junta o Coral de Letras da Universidade do Porto para o momento mais emocionante da noite: a Grândola Vila Morena, que promete encher de orgulho o peito de todos os que, em Liberdade, comemoram o futuro. É esta quarta-feira, partir das 22h15, nos Aliados.

 

 

“Manifestarmo-nos” toda a noite no Rivoli…

 

… pela Liberdade de podermos passar a noite num Teatro. No âmbito do programa do DDD – Festival Dias da Dança, o espetáculo-performance “Dormifestació”, do catalão Roger Bernat, convida 40 participantes para uma experiência nova: refletir sobre o problema da habitação numa noite onde os valores de Abril estão em marcha. Neste encontro, que inclui dormir no Teatro Rivoli e acordar com a alvorada de um novo dia, lembra-se a importância de termos um espaço e de como esta matéria pode – e deve – ser ainda motivo de reflexão. A partir das 23h00, no Rivoli, com lotação limitada.

 

 

Misturar influências alentejanas e brasileiras na Bouça…

 

… é mais uma forma de promovermos esta Liberdade que a música também testemunhou, ao longo dos anos, e que hoje é um dos melhores reflexos desse tempo. No dia feriado, a partir das 17h00, o Cultura em Expansão promove um encontro improvável entre o músico Luca Argel e o Grupo de Cante Alentejano do Orfeão Universitário do Porto. Neste concerto, o público é convidado a descobrir o resultado de um trabalho colaborativo, onde não irão faltar modas de cante alentejano tradicionais e canções de música popular brasileira, de intervenção, com uma nova roupagem. A entrada é livre.

 

 

Batalha Centro de Cinema vive o 25 de abril de Sala Aberta…

 

… e literalmente, de portas abertas, entre as 11h00 e as 18h00. As duas salas de cinema apresentam, em permanência, um conjunto de filmes documentais de arquivo que revela a cidade em diferentes momentos do pós-revolução. Um conjunto de testemunhos visuais e auditivos de horas e dias que ficaram na memória de um país e que são partilhados com toda a cidade. O acesso é livre durante este período.

 

 

Desfile da Liberdade pelas ruas da cidade na tarde de dia 25…

 

… com final da Avenida dos Aliados, onde irão estar, mais uma vez, as palavras de ordem de mais um aniversário - que devem permanecer connosco durante os próximos 365 dias. A tarde do feriado conta com o habitual discurso da Comissão Comemorativa desta data, para além de concertos de André Castro (15h00) e do projeto Cara de Espelho (às 16h30). De cravo ao peito, com as palavras e a força na mão, o 25 de Abril é data que promete ser sempre celebrada. Em Liberdade.

 

Edicão: José Reis

Ver também
Notícias