26/11/2020

Este ano, andámos às voltas para encontrar novas formas de celebrar o Natal. Mesmo distantes e sem a habitual programação na cidade, vamos continuar ligados ao Natal, cumprindo as principais tradições desta quadra. Assim, a pensar sobretudo nos mais pequenos, criámos o Adventário, uma casa-calendário de onde saem 24 histórias de Natal, uma por dia, sempre às 21,30 horas.

 

Entre 1 e 24 de dezembro, há histórias para ouvir todos os dias, em casa e com a família reunida, contadas por gente da cidade, umas mais conhecidas do que outras, mas todas com alguma ligação ao Porto.


Acompanhando o calendário do Advento, as 24 histórias serão reveladas na página de Facebook da Ágora, ficando depois também disponíveis no canal de empresa municipal no Youtube para quem quiser rever as histórias, uma a uma ou todos de uma só vez. 


Denominado Adventário, o projeto desenvolvido pela Ágora tem como objetivo celebrar o Natal, que embora necessariamente diferente este ano, pode ser assinalado de novas formas, à distância e através das plataformas digitais.


Independentemente das crenças de cada um, queremos transmitir uma mensagem positiva e de esperança nesta quadra, celebrando o que o Natal tem de melhor: a paz, a harmonia, o amor e também a partilha.


Assim, desafiámos 24 portuenses a lerem-nos uma história, que pode ou não ser natalícia, mas que seguramente será inspirada em sentimentos, símbolos ou memórias da época.


O que poderia ser uma nova história de Natal a partir do galo? Que conto nos leria a avó se lhe pedíssemos algo sobre estrelas? E, para uma neta, o que significa hoje a árvore?


A cada episódio, a casa-calendário abre uma janela, revelando um objeto que corresponderá a uma das 24 palavras escolhidas, que, por sua vez, inspirará o convidado a contar uma história.



Até à véspera de Natal haverá muitas outras histórias interpretadas por figuras da cidade, como os músicos Rui Reininho e Pedro Abrunhosa, o arqueólogo Joel Cleto, as escritoras Raquel Patriarca e Adélia Carvalho, a programadora Cristina Grande, o bailarino e coreógrafo Max Oliveira, a artista plástica Manuela Pimentel, a ilustradora Clara Não, a youtuber Sofia Manuel (mais conhecida por a Tripeirinha) mas também os comandantes do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto e da Polícia Municipal do Porto mesmo ou uma vendedora do Mercado Temporário do Bolhão, entre outros.


O projeto, desenvolvido pelo Bairro dos Livros a convite da Ágora, terá ilustração e animação de Alice Eça Guimarães e Jorge Ribeiro (Fleabag Frog). Todas as histórias terão interpretação em língua gestual portuguesa.


Agora, é só contar os dias para a chegada do Natal.

Ver também
Notícias