Ciclo Trengolas apresenta data extra e adia o fim da festa para o final do mês
16-09-2020
O final do ciclo Trengolas vai acontecer uma semana mais tarde do que inicialmente previsto, com os derradeiros espetáculos marcados para os dias 25 e 26 de setembro, na Praça D. João I.
É uma forma de recuperar o fôlego antes do final da festa: o encerramento da série de atuações de arte circense foi adiado uma semana, com a programação prevista para a próxima sexta-feira e sábado, dias 18 e 19 de setembro, a ser adiada uma semana. Assim, o ciclo Trengolas fechará com um espetáculo duplo de "Por um Fio", a apresentar nos dias 25 e 26 deste mês, na Praça D. João I, integrado na programação do Teatro Municipal do Porto.

"Por um Fio", cocriado e interpretado por Daniel Seabra e Margarida Montenÿ, colocará os dois acrobatas numa procura contínua pelo equilíbrio entre os dois corpos, usando uma corda solta com duas pontas, a sete metros de altura.

O espetáculo visa explorar novas perspetivas nas relações humanas, num dueto de quedas vertiginosas, em que os dois intérpretes utilizam a acrobacia aérea para procurarem continuamente o equilíbrio entre dois corpos. Uma interrogação - bastante atual - serve para resumir o espetáculo: "A que distância é possível estar junto, hoje?"

Apresentado em duas sessões, na Praça D. João I, "Por um Fio" marcará o final do ciclo Trengolas, um projeto da companhia Erva Daninha em coprodução com a Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto, com o apoio da Direção Geral das Artes. A primeira exibição terá lugar no dia 25, sexta-feira, às 21 horas. No sábado, dia 26, o espetáculo está marcado para as 18 horas.

A entrada é gratuita, mas sujeita ao levantamento de bilhete (máximo 2 por pessoa), disponível na bilheteira do Teatro Rivoli, Teatro do Campo Alegre e em tmp.bol.pt.

Criado em alternativa ao Festival Trengo, que foi cancelado como consequência da pandemia de Covid-19, o ciclo Trengolas apresentou cerca de 20 espetáculos entre o Parque de São Roque e os Jardins do Palácio de Cristal, neste caso, integrados na programação da Feira do Livro do Porto.

Consulta aqui o programa completo.