27/09/2020

A tenista brasileira Beatriz Haddad Maia venceu a edição de 2020 do Porto Open depois de ter deixado para trás a compatriota e melhor amiga Ingrid Gamarra Martins, em dois sets, pelos parciais de 6-2 e 6-3.


Numa final muito equilibrada, Bia Maia confirmou o favoritismo e venceu o torneio ITF que ao longo da última semana decorreu nos courts do Complexo Desportivo do Monte Aventino, integrado no programa do Porto Open 2020.


Foi o terceiro título conquistado pela tenista brasileira em quatro finais consecutivas disputadas em torneios ITF em Portugal. Vencedora em Montemor-o-Novo, finalista derrotada na Figueira da Foz e novamente vencedora em Santarém, a jogadora brasileira de 24 anos (atual número 439 do ranking mundial) levou a melhor sobre a compatriota e grande amiga Ingrid Gamarra Martins (517.ª), por 6-3 e 6-2, para conquistar o título no primeiro de dois torneios organizados na cidade, no âmbito do Porto Open.


Com uma prestação autoritária (converteu cinco dos seis pontos de break e venceu 74% dos pontos disputados no seu primeiro serviço), Bia Haddad Maia chegou às 19 finais em 20 encontros disputados desde a retoma do circuito e somou mais 10 pontos que a ajudarão a aproximar-se do top 400 do ranking mundial feminino.


Na manhã deste domingo, concluiu-se também a final da variante de pares, interrompida na véspera devido à chuva. A brasileira Carolina Meligeni Alves e a espanhola Marina Bassols Ribera assumiram-se como primeiras cabeças-de-série do quadro e não cederam perante a pressão, vencendo o torneio após emotiva final frente à dupla Julia Payola/Himeno Sakatsume.


A 21ª edição do Porto Open prossegue ao longo da próxima semana no Complexo Desportivo do Monte Aventino. O principal torneio internacional de ténis da Invicta vai distribuir 50 mil dólares pelos quadros masculino e feminino - onde se incluem a brasileira Bia Haddad Maia, as portuguesas Francisca Jorge e Inês Murta e a espanhola Cristina Bucsa, campeã do Porto Open 2018. A suíça Leonie Kung, 148ª do ranking WTA, assume-se como a principal favorita à vitória deste Porto Open.


Quanto ao quadro principal masculino, além dos wild cards lusos - Nuno Borges, Gastão Elias, João Monteiro e Tiago Cação -, destaque para o cabeça-de-série nº 1, o japonês Hiroki Moriya, 236º da hierarquia mundial, e ainda para o alemão Mischa Zverev, antigo top-25 ATP e irmão de Alexander Zverev, nº 7 ATP e finalista do último US Open. O espanhol Pablo Vivero Gonzalez também estará no Porto para defender o título conquistado na última edição do evento. 

Galeria
Item 1 de 16
Ver também
Notícias