Porto Extreme XL regressa em maio e já tem inscrições quase esgotadas
06-02-2020
A três meses do arranque da sua 16.ª edição, a prova de abertura do Campeonato do Mundo de Hard Enduro já só tem 50 dos 400 lugares disponíveis. Os melhores pilotos do mundo da modalidade vão voltar a acelerar na Ribeira do Porto a 9 de maio.
A edição de 2020 do Porto Extreme XL Lagares já está em marcha e há várias novidades na etapa que volta a abrir o calendário do Campeonato do Mundo de Hard Enduro (WESS). Agendada para os dias 8, 9 e 10 de maio, a prova nortenha vai este ano percorrer quatro cidades, uma vez que Vila Nova de Gaia se junta ao Porto, a Paredes e a Penafiel no itinerário de uma das mais espetaculares etapas do hard enduro mundial. 

O programa competitivo vai iniciar-se a 8 de maio, em Vila Nova de Gaia, com uma prova de Endurocross no Quartel da Serra do Pilar. No dia seguinte, sábado, a prova atravessa o rio e cumpre um dos seus momentos mais aguardados e espetaculares, com a realização do tradicional Prólogo na Ribeira do Porto, entre as 14 e as 19 horas.

A classificação do Prólogo determinará a ordem de partida para o último e decisivo dia da prova, a 10 de maio, uma etapa que levará os concorrentes às serras de Penafiel e Paredes, com final marcado para Lagares.

A sensivelmente três meses do seu arranque, o Porto Extreme XL está já praticamente esgotado, restando apenas 50 vagas entre os 400 lugares disponíveis.

Entre os vários pilotos de mais de 20 nacionalidades que já confirmaram a sua presença na prova, encontram-se, por exemplo, o atual Campeão do Mundo do WESS, o alemão Manuel Lettenbichler (KTM), o espanhol Mário Roman (Sherco), vencedor da última edição da prova e ainda os britânicos Graham Jarvis (Husqvarna) e Jonny Walker (KTM), entre muitos outros.

Recorde-se que, em 2020, o Mundial de Hard Enduro vai ser disputado ao longo de oito provas, entre maio e outubro, com passagens por Portugal (Porto Extreme XL Lagares), França (Trefle Lozerien AMV), Áustria (Erzbergrodeo Red Bull Hare Scramble), Polónia (Red Bull 111 Megawatt), Roménia (Red Bull Romaniacs), Estados Unidos (Tennessee Knockout), Grã-Bretanha (Hawkstone Park Cross-Country) e Espanha (Hixpania Hard Enduro).

Podem consultar o programa e mais informações sobre a prova nortenha no seu website oficial.