O Natal chega à cidade este sábado e dura até aos Reis
28-11-2019
A partir deste sábado e até ao Dia de Reis, o Porto transforma-se na cidade das Festas Felizes. São quase seis semanas de programação e mais de 100 atividades, com propostas adaptadas ao espírito da quadra e a todas as idades: concertos, espetáculos de rua, teatro, dança e magia, desfiles, cinema, circo, instalações, oficinas, contos no interior da Árvore, mas também os tradicionais mercados de Natal e as pistas de gelo.
A época mais mágica do ano está a chegar e no Porto já está tudo a postos para o momento de ligação das luzes e da inauguração da Árvore de Natal. Este ano, as iluminações vão ser ligadas no sábado, 30 de novembro, numa festa que terá a Avenida dos Aliados como epicentro, mas que vai também alargar-se a várias locais da Baixa do Porto. Neste dia, assinala-se também a abertura dos mercados de Natal (Praça da Batalha e Praça dos Poveiros) e das pistas de gelo (Praça D. João I e Rotunda da Boavista). 

Ao longo da tarde, e como que a preparar o momento da ligação das luzes, marcado para as 18 horas, há várias atividades previstas para o espaço público, entre paradas musicais, coros itinerantes, performances e um espetáculo de rua com o chileno Mimo Huenchulaf.

A música será o fio condutor do vasto programa de iniciativas, com destaque para os dois concertos que terão lugar no palco dos Aliados, antes e depois da inauguração da Árvore de Natal.

A partir das 16,30 horas, Agir, Ana Bacalhau, Irma e Matay juntam-se em palco para um espetáculo preparado em exclusivo para este dia. Mais tarde, a partir das 18,15 horas, será a vez da banda retro The Lucky Duckies recordar os clássicos dos anos 20 a 60 e percorrer alguns dos mais populares temas de Natal incluídos no seu último álbum, "Lucky Christmas", lançado em 2018.

Entre as duas atuações, o momento mais aguardado da tarde, com a ligação das luzes e a inauguração da Árvore de Natal de 30 metros, erguida na Praça General Humberto Delgado. Além do fogo de artifício, este ano o público poderá ainda assistir um espetáculo multimédia na fachada da Câmara Municipal, intitulado "Postal de Natal".


AINDA MAIS LUZ E ANIMAÇÃO NA CIDADE

Este ano, mais de 2,4 milhões de microlâmpadas LED vão dar luz e cor a 80 locais da cidade, transformando este Natal no mais iluminado de sempre na Invicta. São mais de 26 quilómetros de um cordão de luz que se acenderá diariamente a cada final de tarde, até ao próximo dia 12 de janeiro.

O projeto global de iluminação alargou este ano o seu âmbito a 20 novas localizações, chegando pela primeira vez ao Quarteirão de Miguel de Bombarda, às praças da República e de Guilherme Gomes Fernandes, à Avenida de Fernão Magalhães, às ruas da Boavista e do Dr. Antunes Guimarães, ao Largo do Padrão, mas também às ruas da Firmeza, dos Caldeireiros, de Sá Noronha, da Igreja da Areosa, de Augusto Luso, da Assunção, de Cândido dos Reis, de Santa Teresa e de Vale Formoso.

A definição destes e de outros locais foi articulada entre a Câmara Municipal e a Associação de Comerciantes do Porto, tendo em atenção os fluxos de público pelas zonas de maior presença de comércio tradicional e os pontos de maior interesse da cidade durante esta época festiva.

Com um ambiente ainda mais quente e acolhedor, a cidade fica assim pronta para receber o Natal e celebrar esta quadra com uma agenda recheada de eventos que podem ser usufruídos gratuitamente ao longo das próximas seis semanas.

Entre feiras e mercados de Natal, pistas de gelo natural, espetáculos de dança e teatro, circo, concertos, coros itinerantes, desfiles, oficinas, contos de Natal, exposições, instalações e performances, são mais de 100 de atividades programadas para o espaço público.

Até ao Dia de Reis e a cada fim de semana, renovamos o convite para que saia de casa e aproveite em família a época mais bonita do ano na Cidade com Festas Felizes.

Em seguida podem ver a agenda completa de Natal e Passagem de Ano e também a programação detalhada de cada um dos fins de semana.