10/12/2019
Depois de viajar durante 26 horas para estar no Porto esta segunda-feira, Murray Bell, diretor e fundador do Semi Permanent, confirmou ao final desta tarde, em conferência de imprensa realizada na Câmara Municipal, que o Porto será a próxima casa do mais prestigiado e influente festival de criatividade e design do mundo.

"Queríamos que o Semi Permanent tivesse um novo lar europeu e o Porto foi uma escolha muito fácil. Estamos verdadeiramente ansiosos por dar início a esta nova e emocionante jornada", afirmou o australiano.

Na opinião de Murray Bell, a cidade "tem um equilíbrio perfeito entre a sua rica arquitetura e a forma livre como os artistas se expressam, o que faz com que o Porto se esteja a tornar num dos verdadeiros centros de design do mundo".

"Restless" ("Inquieto", em português) será o tema da primeira edição europeia do festival, que se realizará nos dias 30 e 31 de outubro do próximo ano.

Durante dois dias, Semi Permanent vai levar ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto os mais conceituados designers e criativos do mundo para conferências, debates, exposições, workshops, oportunidades de networking, tutoriais e sessões interativas.

"É um evento em que estamos muito empenhados, porque tem a cara do Porto e também porque traz um tema que encaixa muito bem naquilo que foi o Porto Design Bienalle, que ontem mesmo encerrámos. Tenho a certeza que vai ser um sucesso", afirmou, por sua vez, Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, durante a apresentação. Para além do Município do Porto, o evento contará com o apoio do Turismo de Portugal, através do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema.

Do programa do festival fará também parte a exposição "The Panic Office", uma retrospetiva da obra dos Radiohead, com curadoria do seu designer desde 1994, Stanley Donwood. A exposição terá banda sonora exclusiva da autoria de Thom Yorke e ficará patente na cidade durante duas semanas, até 15 de novembro. 

O programa completo do Semi Permanent será revelado a 28 de janeiro, dia em que também serão colocados à venda os bilhetes para o festival.

Criado na Austrália em 2001, Semi Permanent promoveu já mais de 65 eventos em 12 cidades, juntando mais de 1.000 oradores e artistas e 400 mil participantes. Atualmente, integra uma comunidade global de líderes empresariais e artísticos e funciona como uma plataforma indispensável a criativos emergentes.

Em edições anteriores, o evento juntou nomes como Tinker Hatfield, Michel Gondry, Paula Scher, Tony Hawk, Oliver Stone, a família Coppola, Christoph Neimann, Scott Dadich, Platon, Bjarke Ingels e Jessica Hische, além de designers e diretores criativos de marcas como a Google, Tesla, Netflix, Airbnb, Ace Hotel, Industrial Light and Magic, Instagram, Oculus, Levi's e VICE. 

Ver também
Notícias