Missão Férias@Porto eleito Campo de Férias do Ano 2019
19-12-2019
O programa de férias portuense recebe o galardão esta sexta-feira, no seminário Municípios Amigos do Desporto.
Reconhecidos em 2017 com o Certificado de Qualidade atribuído pela APCER, os campos de férias promovidos pelo Município do Porto, através da empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto, foram agora distinguidos pela rede de Municípios Amigos do Desporto com o prémio Campo de Férias do Ano 2019

A distinção surge logo na primeira vez que o Porto submeteu uma candidatura ao programa, desenvolvido desde 2016 pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) e pela plataforma Cidade Social.

O prémio, que enaltece a qualidade dos campos de férias dinamizados pela Câmara do Porto e o grau de satisfação dos seus participantes, será entregue esta sexta-feira, em Vila Franca de Xira, durante o XI Seminário Municípios Amigos do Desporto.

Realizada duas vezes por ano, nas pausas escolares da Páscoa (duas semanas) e do verão (10 semanas), a Missão Férias@Porto é integralmente planeada e organizada pela Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, sendo dirigida a crianças e jovens, residentes ou não na cidade do Porto, com idades compreendidas entre os seis e os 16 anos.

A iniciativa visa a ocupação dos tempos livres, o convívio e a integração social dos participantes, através de um programa diversificado que inclui mais de 40 atividades de âmbito desporto, recreativo e cultural, devidamente acompanhadas e enquadradas por uma equipa de técnicos especializados.


Promover o espírito de iniciativa, a capacidade criativa e crítica e a realização pessoal dos participantes são alguns dos objetivos do programa, realizado anualmente desde 2010, então com polo único, localizado no Complexo Desportivo do Monte Aventino.

Desde a sua criação, o número de participantes tem crescido de forma constante e sustentada, atingindo o recorde de 2.506 inscritos em 2019.

Para responder a este crescimento, foram acrescentados mais dois polos, respetivamente em 2017 (Pavilhão do Viso) e em 2019 (Pavilhão Irene Lisboa). No próximo ano, será inaugurado um quarto local, ainda a definir, na zona ocidental da cidade.

Cada polo é composto por quatro turmas de 24 alunos, acompanhadas por dois professores de Educação Física e um grupo de voluntários. Os polos funcionam como base de receção e entrega das crianças e jovens, sendo o programa de atividades idêntico nos vários polos.

Aproveitando as infraestruturas e serviços em funcionamento, os almoços são fornecidos por uma empresa especializada, sendo o menu semanal preparado por um nutricionista. No desenvolvimento do programa estão envolvidos três coordenadores, 36 professores e cerca de 20 voluntários.

O Município do Porto proporciona descontos para as inscrições em mais de uma semana e para os agregados com dois ou mais filhos. São ainda disponibilizadas 80 inscrições gratuitas a crianças e jovens sinalizados por IPSS da cidade do Porto.

Além do prémio que reconhece a Missão Férias@Porto como "Campo de Férias do Ano 2019", a Câmara do Porto e a empresa municipal Ágora vão também receber na cerimónia desta sexta-feira, em Vila Franca de Xira, o galardão de "Município Amigo do Desporto, como reconhecimento pelas boas práticas e resultados obtidos no desenvolvimento dos seus programas desportivos.