28/08/2020
Depois de oito semanas de muita diversão, terminou esta sexta-feira a mais exigente edição da Missão Férias@Porto. As quase 1.500 inscrições disponíveis esgotaram logo nas primeiras semanas e o balanço final é extremamente positivo, com o inquérito feito aos participantes a indicar uma taxa de satisfação superior a 98 por cento em áreas como a organização, a qualidade da programação ou as medidas de segurança. 

Apesar de todos os riscos inerentes ao contexto da pandemia, o Município do Porto procurou, desde a primeira hora, viabilizar esta iniciativa, dando a oportunidade a mais de 700 crianças e jovens, entre os seis e os 15 anos, de ocuparem os seus tempos livres de forma ativa e divertida, sobretudo após um tão longo período de confinamento.

"A decisão mais fácil seria cancelarmos esta edição. Mas, apesar de todos os riscos, quisemos ir em frente e organizar esta iniciativa, adaptando-a naturalmente ao momento que vivemos. Sabíamos que o desafio era enorme, mas contamos com uma equipa empenhada e muito experiente que conseguiu adaptar todo o programa em tempo recorde. Fomos extremamente meticulosos com o plano de segurança, indo sempre além das recomendações da própria Direção Geral de Saúde, provando que era possível ocupar as nossas crianças num ambiente seguro e divertido", explicou Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto.

"Desde a escolha das atividades, preferencialmente individuais e ao ar livre, à redução das turmas para metade, ao reforço dos monitores ou à duplicação do número dos polos em funcionamento, tudo foi pensado para minimizar qualquer risco de contágio entre os participantes. Foi, é claro, um ano de grande exigência, mas em que cumprimos o maior dos desafios: manter as nossas crianças felizes e ocupadas", destacou, ainda, Catarina Araújo.


Mais do que o balanço positivo de quem organizou, a maior satisfação foi mesmo constar que, da parte dos participantes e dos seus encarregados de educação, esta edição foi considerada um enorme sucesso por todos. O inquérito de satisfação revelou que mais de 98 por cento dos participantes avaliou como "muito positivo" a qualidade do programa, o profissionalismo da organização e as medidas de segurança adotadas no contexto pandémico. Mais de 99 por cento garantiram que pretendem repetir a participação, recomendado a frequência nos campos de férias municipais.

A iniciativa, que arrancou a 6 de julho e se prolongou até esta sexta-feira, 28 de agosto, teve este ano várias novidades, a começar por um reforço nas medidas de segurança adotadas, como o incremento das atividades ao ar livre, o redimensionamento das turmas para metade (de 24 para 12 crianças), o aumento do número de professores, a duplicação dos polos de receção (de três para seis) ou a oferta de um kit de proteção individual a cada participante.

Para a realização desta edição da Missão Férias@Porto, a equipa foi reforçada e constituída por dois coordenadores, seis subcoordenadores e 44 monitores. Os quase 700 participantes foram distribuídos por seis polos, respetivamente no Complexo Desportivo do Monte Aventino, Pavilhão Irene Lisboa, Pavilhão do Viso, Pavilhão Infante de Sagres, Pavilhão Pêro Vaz de Caminha e Parque Desportivo de Ramalde / INATEL.

A maioria dos participantes (62 por cento) são habitantes na cidade do Porto e tinham uma idade igual ou inferior a 12 anos (83 por cento). Mais de metade nunca tinha participado nos campos de férias municipais.

À semelhança dos anos anteriores, a autarquia proporcionou descontos para as inscrições realizadas para mais do que uma semana, assim como para os agregados com dois ou mais filhos inscritos. Nesta edição, foram igualmente disponibilizadas 80 inscrições gratuitas a crianças e jovens sinalizados pelo Pelouro da Coesão Social da Câmara do Porto.

Recorde-se que os campos de férias municipais são organizados desde 2010, inicialmente apenas no período das férias de verão, sendo depois também alargados às férias da Páscoa e, este ano, pela primeira vez, também ao Natal. Em 2017, a Missão Férias@Porto recebeu o certificado de Qualidade atribuído pela APCER e, no ano passado, foi distinguida pela rede de municípios Amigos do Desporto com o galardão "Campo de Férias do Ano 2019".
Galeria
Item 1 de 3
Ver também
Notícias