09/09/2020
No próximo sábado, dia 12 de setembro, a Galeria Municipal do Porto irá apresentar duas novas exposições: "Prémio Paulo Cunha e Silva - 2.ª edição" e "Waves and Whirlpools". O segundo projeto, apresentado na Mezzanine, reúne obras de Luís Lázaro Matos e conta com a curadoria de Martha Kirszenbaum, curadora do Pavilhão de França na 58.ª Bienal de Veneza (2019).

Inspirada na forma triangular do espaço expositivo, como uma potencial metáfora do Triângulo das Bermudas, a nova série de obras criada por Luís Lázaro Matos transporta o visitante para um remoinho de imagens suspensas no espaço.

Sendo a música uma das principais componentes da sua prática, o artista inspirou-se nos sete temas do seu mais recente álbum, "Waves and Whirlpools", para criar os sete dípticos que constituem o projeto expositivo homónimo. O disco -- composto e escrito por Luís Lázaro Matos, cantado em conjunto com Diana Policarpo e produzido por Adriano Ferreira Cintra -- é lançado esta quinta-feira, dia 10 de setembro, no perfil do artista no Bandcamp, plataforma através da qual poderá ser ouvido de forma gratuita e, a partir de dia 12 de setembro, estará também disponível no Spotify.

Tanto as composições pictóricas como as musicais, concebidas a partir de camadas sobrepostas de tinta e de sons, convidam a uma imersão num universo místico, romântico e perturbante, onde se distingue uma fantasia suprema de domínio sobre o oceano e as suas ondas incontroláveis.

No domingo, dia 13 de setembro, pelas 16h00, o artista e a curadora farão uma visita guiada à exposição. A lotação está limitada a um máximo de 20 pessoas e é obrigatória a inscrição através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Excecionalmente, nos dias 12 e 13 de setembro, as duas exposições poderão ser visitadas até às 21.30 horas.

A entrada nas exposições é livre, estando sujeita ao limite máximo de 30 pessoas e às regras de higiene e segurança atualmente em vigor.
Ver também
Notícias