Domingo há novas propostas de desporto e animação para usufruir na via pública
24-07-2020
A Câmara do Porto volta a organizar atividades em três zonas pedonais temporárias para dinamizar o comércio e convidar a população a sair à rua.
Neste verão, as propostas de animação e desporto estendem-se também à via pública, mais concretamente, a algumas das zonas pedonais temporárias do centro da cidade. Depois de um primeiro teste que agradou sobremaneira a comerciantes e moradores, este domingo, dia 26 de julho, há mais um conjunto de atividades dinamizadas pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto na Avenida de Rodrigues de Freitas, na Rua de Passos Manuel e no Passeio das Virtudes.

Em breve, este modelo será replicado noutras zonas da cidade. O objetivo é tornar estas artérias ainda mais atrativas, melhorando a experiência da população no espaço público.  

As atividades vão decorrer entre as 9 e as 19 horas de domingo, em troços que estarão totalmente condicionados à circulação automóvel, para segurança de todos.

Durante a manhã, a programa é preenchido com quatro atividades desportivas, pelo que se sugere roupa e calçado confortável.

Logo a partir das 9 horas, e ao longo de duas horas, o Passeio das Virtudes acolhe uma aula de esgrima, numa atividade gratuita dirigida a crianças entre os seis e os 12 anos, promovida pelo Clube Desportivo Foz Porto. Além de uma parte teórica inicial -- com breve introdução à modalidade, às regras de segurança e ao próprio jogo -- os participantes (num máximo de 10 alunos em simultâneo) terão a experiência de um assalto esgrimista, com o objetivo de pontuar. A atividade tem uma duração de cerca de 15 minutos por cada grupo.  

Na Avenida de Rodrigues de Freitas, entre as 9 e as 12 horas, a Patocycles organiza um circuito de obstáculos que vai colocar à prova a habilidade e coordenação de jovens ciclistas, até aos 10 anos. A organização disponibiliza capacete e bicicleta aos participantes. As inscrições são feitas no local, por ordem de chegada.

Noutro ponto da avenida, o Clube Sportivo Nun'Alvares orienta lições de ténis em dois minicampos, com treinadores credenciados pela Federação Portuguesa de Ténis. A atividade, com duração de duas horas, entre as 11 e as 13 horas, inclui um aquecimento com exercícios de coordenação, execução de pancadas básicas do ténis e um jogo com bolas adequadas à idade dos participantes.


INSPETORES DIVERTIDOS, MONSTROS DO MAR, MUITA COR E UM VEÍCULO VOADOR

Durante a tarde, o desporto dá lugar à animação de rua, com quatro divertidas propostas itinerantes, a realizar entre as 16 e as 19 horas. No Passeios das Virtudes, uma dupla de clowns, disfarçada de inspetores, vai interagir com os transeuntes, manipulando fitas métricas, borrifadores, distanciadores, entre outros adereços, de modo a garantir que todas as normas de segurança são devidamente executadas!

Por sua vez, a Rua de Passos Manuel será invadida pelos Mostrengos, cinco criaturas marinhas com mais de dois metros de cumprimento, que nadam por vezes em cardume, saindo das profundezas para alertarem os humanos para a proteção marinha, numa homenagem ao mar e aos seus segredos.

A Brigada das Cores leva uma ação itinerante a Passos Manuel e à Avenida Rodrigues de Freitas, através de um quarteto de artistas que junta técnicas de mímica, sombra e movimentos lentos, num espetáculo de grande impacto visual.

Por último, o Projeto EZ leva um veículo muito especial, pilotado por um aviador frenético, à Avenida Rodrigues de Freitas. EZ Aviador traz a magia dos céus às ruas da cidade, numa animação com muitas peripécias que promete para divertir pequenos e graúdos.