Campos de Férias municipais estão de regresso este verão
29-06-2020
Depois da interrupção forçada na Páscoa, a Missão Férias@Porto volta com novidades e adaptada ao atual momento. As inscrições abrem a 30 de junho.
Entre 6 de julho e 28 de agosto, a Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, organiza mais uma edição da Missão Férias@Porto, os campos de férias municipais destinados a crianças e jovens entre os seis e os 15 anos, residentes ou não na cidade do Porto.
 
Distinguida no ano passado pela rede de Municípios Amigos do Desporto com o galardão "Campo de Férias do Ano 20219", a Missão Férias@Porto regressa neste verão com várias novidades, de modo a poder cumprir com todas as normas e recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) e do Instituto Português da Juventude relativamente à organização de campos de férias.
 
Os vários procedimentos que serão adotados este ano pretendem não só tranquilizar toda a comunidade envolvida (crianças, jovens e encarregados de educação), como também garantir que todas as atividades são realizadas de forma segura e, igualmente, divertida.
 
Entre as várias medidas, destacam-se a duplicação dos polos de acolhimento, de três para seis localizações; o redimensionamento das turmas para metade (de 24 para 12 crianças); o aumento do número de professores (um por cada turma); a inclusão de um coordenador/higienizador por cada polo; o reforço das atividades ao ar livre; e a oferta de um kit com equipamento de prevenção e proteção a cada participante.
 
No momento da inscrição, os encarregados de edução deverão escolher qual o polo da sua preferência de acordo com a sua localização. Os seis polos, que funcionarão este ano como base de receção e entrega das crianças, vão estar localizados, respetivamente, no Complexo Desportivo do Monte Aventino, Pavilhão Irene Lisboa, Pavilhão Infante de Sagres, Pavilhão do Viso, Pavilhão Pêro Vaz de Caminha e no Parque Desportivo de Ramalde/INATEL. O programa de atividades será idêntico em cada polo.
 
Num ano em que a segurança será uma prioridade, o plano de atividades foi preparado de forma a cumprir, escrupulosamente, com todas as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde pública. Assim, privilegiaram-se as atividades ao ar livre e os desportos individuais, para que os participantes possam associar momentos de lazer a momentos de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.
 
Promover o convívio e a integração social, desenvolver o espírito de iniciativa, a capacidade criativa e crítica e a realização pessoal dos participantes são alguns dos objetivos gerais do programa, que este ano inclui mais de 30 atividades diferenciadoras de toda a oferta da cidade, nomeadamente: atletismo, atividades aquáticas, badminton, cinema, esgrima, equitação, golfe e minigolfe, magia, novo circo, oficinas de alimentação e ciência, piscina, praia, ténis, tiro com arco, robótica, skate, surf, visitas a museus e exposições, voleibol, xadrez, entre outras.
 
Recorde-se que, a exemplo de outros anos, o Município do Porto proporciona descontos para as inscrições em mais de uma semana e para os agregados com dois ou mais filhos inscritos. São ainda disponibilizadas 80 inscrições gratuitas a crianças e jovens sinalizados pelo Departamento Social de Coesão Social da Câmara do Porto.

Este ano, as inscrições decorrem exclusivamente online. Os interessados devem preencher e assinar a ficha de inscrição e enviá-la para o email inscricaomissaoferias@agoraporto.pt, juntamente com as fotocópias dos documentos de identificação do participante e do respetivo encarregado de educação. Depois de efetuado o pagamento, devem aguardar por um email de confirmação da inscrição.

Qualquer pedido de esclarecimento deve ser enviado para o email missaoferias@agoraporto.pt.