Estão abertas as candidaturas a fundo de apoio ao associativismo
08-07-2020
Coesão Social, Cultura e Animação, Desporto e ainda Juventude e Ambiente são os quatro eixos abrangidos pelo programa.
Estão abertas até 7 de agosto as candidaturas à segunda edição do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense. A verba disponível duplicou este ano -- passa a ser de 800 mil euros -- e será repartida entre quatro eixos de intervenção: Coesão Social, Cultura e Animação, Desporto, e Juventude e Ambiente.

A cada eixo será atribuído um montante específico. Para as associações da cidade que desenvolvam a sua atividade no âmbito da Coesão Social estão alocados 300 mil euros. Para as ligadas à Cultura e Animação estão reservados 200 mil euros, tal como para as desportivas. Às que atuam no setor da Juventude e Ambiente destina-se uma verba de 100 mil euros.

Os interessados devem preencher o formulário de candidatura e reunir os documentos que constam no ponto 2 do 8.º artigo das "Condições de Atribuição de Apoio Financeiro para 2020". A documentação deve ser entregue no Gabinete do Munícipe, localizado no número 266 da Praça do General Humberto Delgado, após marcação prévia. Podem agendá-la através do telefone 222090400, disponível de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas.

O Município do Porto sugere às entidades interessadas que marquem antecipadamente a entrega da candidatura. Na posterior visita ao Gabinete do Munícipe, os seus representantes devem respeitar o uso de máscara e da higienização das mãos à entrada.

Os serviços municipais elaboraram um documento de "Perguntas Frequentes", que procura antever eventuais dúvidas no procedimento das candidaturas. 

Para quem preferir, haverá ainda duas sessões de esclarecimento: a primeira a 14 de julho, entre as 18 e as 19,30 horas, no Grande Auditório do Rivoli - Teatro Municipal do Porto; a segunda a 28 de julho, à mesma hora, nas instalações da Câmara Municipal do Porto. Há um limite de 50 participantes (um por entidade) na segunda sessão, pelo que os interessados devem inscrever-se previamente, através mesmo número de telefone. 

Criado em 2019, o Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo já apoiou 24 associações da cidade. Ao segundo ano da iniciativa municipal, e agora com a duplicação da verba, prossegue o grande objetivo de aprofundar modelos de apoio ao associativismo da cidade e contribuir para a sua atividade e renovação.