Abertas as candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas
22-01-2020
O Instituto Português do Desporto e Juventude já abriu o período de candidaturas à quarta edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, destinado a clubes e associações desportivas de base local. As candidaturas ao PRID decorrem até ao próximo dia 20 de fevereiro.

Já abriu o período de candidaturas à edição 2020 do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID).


Executado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, o programa visa promover a modernização e a requalificação do parque desportivo de clubes e associações de base local, para melhorar as condições da prática desportiva das populações.


As candidaturas à quarta edição do PRID decorrem no portal do IPDJ entre 20 de janeiro e 20 de fevereiro. 


Nas três últimas edições deste programa, foram investidos 4,5 milhões de euros na reabilitação de infraestruturas desportivas, atribuídos pelo IPDJ, a correspondeu a um valor elegível das obras comparticipadas de cerca de 14 milhões de euros. No total, foram abrangidos 267 clubes e associações.

As despesas elegíveis abrangem intervenções diversificadas relacionadas com obras de renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes.

Estão incluídos, por exemplo, pavimentos desportivos, coberturas e paredes, vestiários e balneários, instalações sanitárias, construção ou reparação de redes e equipamentos de gás, água e eletricidade; construção ou reparação de vedações; adaptação da instalação existente para assegurar a acessibilidade de indivíduos de mobilidade condicionada; melhorias para uma maior eficiência energética; obras de ampliação; obras de substituição de elementos construtivos que contenham poeiras / fibras de amianto; entre outras.

A comparticipação do IPDJ não pode ultrapassar 50 por cento do total das despesas que se consideraram elegíveis na análise técnica do orçamento apresentado pelas entidades candidatas, no valor máximo de 50 mil euros, com IVA incluído.

As candidaturas pressupõem o prévio registo da entidade candidata na plataforma de candidaturas a programas de apoio do IPDJ. Poderão ser esclarecidas dúvidas relativas à elaboração das candidaturas durante o período de abertura das mesmas, através do número de telefone geral do IPDJ: 21 0470 000.