Galeria Municipal do Porto reabriu com duas novas exposições
26-08-2020
Até 15 de novembro, há dois conjuntos de obras para ver no espaço localizado nos Jardins do Palácio de Cristal.

Galeria Municipal do Porto inaugurou a 12 de setembro duas novas exposições: "Prémio Paulo Cunha e Silva -- 2.ª edição" e "Waves and Whirlpools". Podem ser visitadas gratuitamente até 15 de novembro, de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 18 horas.


No piso 0 estão reunidas as obras dos seis artistas finalistas da segunda edição do Prémio Paulo Cunha e Silva: Basir Mahmood, Firenze Lai, Lebohang Kganye, Shaikha Al Mazrou, Song Ta e Steffani Jemison. O grupo foi selecionado por um júri composto por Isabel Lewis, John Akomfrah, Margarida Mendes e Shumon Basar, de entre 48 artistas indicados por um conjunto de 16 curadores. Segundo os jurados, os eleitos são "vozes -- estéticas, éticas, técnicas -- que articulam o momento atual, ou pressentem até o que está para vir" e que os "comoveram pela sua beleza, ternura, especulação política e até pela sua magia". Este galardão foi criado em 2015 pela Câmara do Porto, para homenagear o antigo Vereador da Cultura. O vencedor será anunciado no decorrer da exposição.

Na mezzanine da galeria, por sua vez, está patente "Waves and Whirlpools", de Luís Lázaro Matos. A mostra, com curadoria de Martha Kirszenbaum (curadora do Pavilhão de França na 58.ª Bienal de Veneza, em 2019), expõe diversas pinturas do artista, tendo como principal inspiração o seu mais recente álbum (com o mesmo nome da exposição) e referências à mitologia do mar. Criaturas marinhas fantásticas, um cão astronauta chamado Laika, um músico transformado em tartaruga e vários alienígenas misteriosos são algumas das figuras retratadas, transmitindo tanto a fantasia do autor de ter poder sobre o oceano como o seu fascínio por teorias de conspiração.

Para garantir a segurança do público e dos funcionários, o número máximo de visitantes na Galeria Municipal está limitado (20 no piso 0 e 10 na mezzanine) e são obrigatórios o uso de máscara, a higienização das mãos e o cumprimento da distância social de dois metros.

Todas as informações referentes à programação podem ser consultadas no site da Galeria Municipal do Porto.