A animação também entra na Árvore de Natal
20-11-2019
O interior da Árvore de Natal da cidade, instalada na Praça do General Humberto Delgado, é palco de um conjunto de espetáculos infantis.
Histórias musicadas, contos infantis e um teatro de marionetas inspirado numa lenda do norte de Portugal são as propostas apresentadas no interior da Árvore de Natal da cidade ao longo desta quadra. O acesso é gratuito.

O convite é especialmente dirigido aos mais pequenos, para que entrem neste cenário mágico e participem em cada um dos espetáculos que serão apresentados nas tardes de sábado e domingo, como que a preparar a chegada do Natal.

Nos dias 1 e 7 de dezembro, as histórias vêm embrulhadas com música e são apresentadas em sessões duplas, às 16 e às 18 horas, pelo coletivo O Som do Algodão. Cada momento inclui quatro histórias que prometem transportar as crianças numa viagem pelo mundo das palavras e das emoções, onde a música e a narração se fundem para criar um ambiente de suspense e aventura, sempre com o Natal como inspiração.

O programa de cada uma destas sessões, com duração aproximada de 45 minutos, inclui: "Máquina de Embrulhar Poemas", espetáculo sensorial e musical inspirado na obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, Matilde Rosa Araújo, Guerra Junqueiro, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade ou Manuel António Pina; "Contos de Natal (des)Baralhados", uma sessão onde os contos de Natal são baralhados e desencontrados; "ZPLIM!! Dia e Noite rumo ao Polo Norte!", que conta a história de duas irmãs (Dia e Noite) numa viagem à volta do mundo rumo ao Polo Norte; e "Uma História de Natal no Centro da Terra", conto musicado sobre a incrível viagem do Pai Natal e a sua trupe de renas e duendes ao centro da Terra.

Presença habitual no Natal do Porto, Saphir Cristal será a contadora oficial de histórias nas tardes de 14 e 21 de dezembro, também em sessões duplas, com início às 16 e 18 horas. Este ano, Saphir Cristal traz consigo uma mala cheia de pequenos, grandes e curiosos objetos, que inspirarão várias histórias que se ouviam na infância, com bobos, reis e varinhas, mas também lobos, princesas e velhinhas. Um mundo imaginário de histórias quentes para aquecer os dias de inverno gelado.

Para encerrar este ciclo, há ainda um espetáculo de marionetas que será apresentado ao final da tarde de 22 de dezembro, pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. Inspirado num conto tradicional do Norte de Portugal, "Bzzzoira Moura" conta a história de uma jovem moura encantada por um feitiço e aprisionada por uma criatura sedenta de ouro. Terá esta história um final feliz?


ANIMAÇÃO NO INTERIOR DA ÁRVORE DE NATAL > PROGRAMA 
01/12 | 16:00 e 17:30 > "Histórias com música lá dentro" - O Som do Algodão
07/12 | 16:00 e 18:00 > "Histórias com música lá dentro" - O Som do Algodão
14/12 | 16:00 e 18:00 > "A Contadora de Histórias" - Saphir Cristal
21/12 | 16:00 e 18:00 > "A Contadora de Histórias" - Saphir Cristal
22/12 | 18:30 > "Bzzzoira Moura" - Teatro e Marionetas de Mandrágora