Apresentação

Fiel à sua história e identidade, o Porto tem sabido cimentar e diversificar a sua oferta de entretenimento, adaptando-a a uma cidade que é cada vez mais atrativa e moderna para quem a visita, mas que, simultaneamente, permanece genuína e tradicional, voltada para si e para os seus habitantes.


Com um papel cada vez mais ativo e preponderante na política de animação da cidade, a Ágora - Cultura e Desporto, E.M. tem como ambição reforçar a dinâmica e diversidade da oferta da cidade, apostando em eventos de qualidade, aptos a funcionar como fatores de atração e diferenciação da marca e do destino Porto.


Objetivos estratégicos:

> Qualificar a oferta de entretenimento que a cidade tem vindo a assumir neste novo ciclo, com base numa lógica cada vez mais seletiva, integrada, criativa, surpreendente e diversificada;

> Manter a aposta em eventos de qualidade, que funcionem como fatores de diferenciação e atração local, mas também de impacto nacional e internacional, que se possam constituir como efetivos aceleradores da procura na cidade e promoção internacional da
marca Porto;

> Incrementar o seu papel, enquanto interlocutor natural e privilegiado junto das diversas entidades que participam na oferta da cidade, com o objetivo permanente de regulação, articulação e construção de uma oferta global e integrada, em que o todo seja
efetivamente mais valioso que a mera soma da contribuição isolada de cada um;

> Agregar e promover a oferta da cidade nos seus momentos altos.

Consciente do seu papel na estratégia geral de afirmação da cidade do Porto, a Ágora - Cultura e Desporto, E.M. procurará, também nesta área, alinhar a sua estratégia aos novos desafios e dinâmicas da cidade, pensando e reinventado as suas propostas de programação a cada ano.

A ligação e articulação entre as áreas da cultura e do desporto oferecerão novas possibilidades e novas experiências de partilha, capazes de reforçar a apetência do cidadão pelo usufruto do espaço público.

Para além da criação e concentração de momentos altos na oferta da cidade e da aposta numa oferta cada vez mais constante ao longo do ano, a Ágora - Cultura e Desporto, E.M. seguirá uma lógica de transformação, dinamização e revitalização do espaço público, também aqui em estreita articulação com a estratégia municipal de regeneração urbana, social e económica da cidade.

A Ágora - Cultura e Desporto, E.M., pretende igualmente a reforçar o seu papel enquanto interlocutor natural, e privilegiado, junto das diversas entidades que colaboram na oferta de animação da cidade, com o objetivo de regular, articular e construir uma oferta global integrada e coerente.

Dar resposta efetiva às necessidades e aspirações dos vários públicos-alvo, construindo uma oferta de qualidade, diversa, socialmente inclusiva e, acima de tudo geradora de valor para a cidade e para a afirmação do Porto no contexto global, são caminhos que vão continuar a orientar a ação da Ágora - Cultura e Desporto, E.M.